O quê, para você, é perigoso?

Publicado em 09 de julho, 2018.

Pedro Magrin Tannús CRP 06/130346

Caí. Caí muito! Aprendi que dói. Aprendi! Me falaram que cair doía, mas eu não escutava. Quando caí da primeira vez, não foi tão feio. Eu ainda estava perto do chão. A proteção diz "você vai cair!", "você vai cair!", "você vai cair!" centenas de vezes.
A razão deixou que eu caísse, e perguntou:
- O que fazemos quando caímos? Nos levantamos! Só aprendi caindo.

O manejo da frustração é fundamental para vivermos em sociedade. Crianças que não se frustram, não aprendem a lidar com a realidade que é o mundo. Duro, áspero, esburacado, se não soubermos por onde caminhar, caímos. Mas os caminhos estão lá. Todos eles. Os bons e os ruins. 
Criança precisa rir, brincar, pular, ser alegre, ter todo o amor do mundo. Esse é o lado bom, gostoso, que nos motiva. 
Outras coisas nos assustam. Coisas que aprendemos a ter medo. Mas aprendemos pois entramos em contato, e sabendo do desconforto de se viver por aquilo damos o valor devido. 
Não quero me sentir mal, mas devo entender que isso vai acontecer. Se não posso controlar isso na minha vida, então nunca quero que meus filhos se sintam mal. Isso eu controlo! Vou protegê-los da dor, do sofrimento. 
Vou protegê-los de viver!

Criança precisa aprender sobre a vida e a morte. Sobre o que é bom, mas entender que existe o ruim. Fazer sempre o bem, e tomar cuidado com o mal. 
Ela precisa olhar para o próprio mal, medir, comparar, conversar, se descobrir, e finalmente aprender a se controlar.

Autocontrole não se aprende na escola. Nem na faculdade. Nem na aula de karatê. Nem na aula de música.
Autocontrole vem da infância, do início da vida. De dentro de casa. Vem do sistema que o ambiente familiar estabelece.

Então... Deixe cair, ralar o joelho, prender o dedo na porta, se queimar, se cortar. Esteja lá. Seja cauteloso, não sufocante. Ajude, não faça. Ensine a aprender, não a temer. Incentive o pensamento, não a aceitação. 
Tem medo de água?
Sabia que você já nasceu nadando?
O que, para você, é perigoso?