Anteriormente a lei seca não obrigava ao condutor de usar o etilômetro, com base no direito constitucional que diz que ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo.

Na nova lei isso permanece, a diferença é que agora será usado como prova testemunho de pessoas, vídeos e fotos.O que ficou ainda melhor é o fato de que se houver reincidência a multa é dobrada e o condutor ficará um ano sem dirigir.

Acredito que a questão maior aqui não é a multa, usar ou não o etilômetro, quem vai filmar ou fotografar, toda vez que consumimos álcool e dirigimos não temos um veículo mais sim, uma arma. Infelizmente muitos só se dão conta quando uma tragédia acontece com um familiar ou amigo.

Acredito que a solução é trabalhar para sensibilizar a começarmos na escola, porque propagandas bem elaboradas estão na mídia sinceramente me sinto tocada, mas, acredito que não consegue sensibilizar a quem necessita.

Existem dados que comprovam que se morrem mais pessoas nos acidentes de trânsito no Brasil do que em guerras, precisamos parar, nossa juventude esta se perdendo no álcool, que é uma droga liberada e de fácil acesso.

Tive conhecidos que na falta da bebida tomavam até desodorante, muito triste queiram ou não é um problema social, porque nós mesmos ou alguém a quem queremos bem podemos ser a próxima vitima.

Torço sim para que a nova lei seca tenha êxito para o bem de todos nós, o meu desejo vai além, quero muito que as pessoas que consomem álcool o façam de forma moderada e com muita consciência, pois, é bem provável um dia que se invertam os papéis e no lugar de culpado você passe a ser vítima.

Para que ninguém saia lesado o estado deve investir pesado na educação de trânsito nas escolas, que projetos sejam feitos para chocar mesmo entrevista com vítimas, com ex-alcoolatras, relatos reais das consequências do álcool ao volante. Só assim acredito que conseguiremos um bom resultado ainda em passos lentos, mais já é o começo.

O importante mesmo é salientar que devemos ter responsabilidades e entender que somos responsáveis não somente pelas nossas vidas, mas também pela vida dos demais motoristas, então, se quer sair com os amigos para beber, faça um rodízio de amigos, cada dia um fica sem beber para dirigir... Assim, não pesa pra ninguém e todos se divertem!