A pele protege o nosso organismo de danos e invasões de micro-organismos, radiações e substâncias tóxicas.

Ela é afetada por fatores externos como radicais livres, raios ultravioletas, compostos tóxicos e alergênicos. Outros fatores são primordiais, como a predisposição genética, sistema hormonal e estresse. 

Os efeitos do tempo fazem aparecer na nossa pele, sinais do envelhecimento, como rugas estáticas, que independente da nossa mímica facial, se fazem presentes, como na região dos lábios e principalmente no nariz. 

Quando movimentamos a musculatura facial, aparecem rugas que são chamadas de dinâmicas, sendo que essas, muitas vezes pela genética ou desleixo, podem se tornar profundas.

Quando isso acontece, hoje em dia já existe, a toxina botulínica, que segundo especialistas, a substância que se injeta na pele é mínima sem causar danos nem rejeições. Os músculos são paralisados por mais ou menos seis meses e depois tem que se fazer nova aplicação.

O ácido retinóico, também é outro tipo de tratamento, que para muitas pessoas pode dar bons resultados, mas para certos tipos de pele, as mais sensíveis, pode causar vermelhidão em excesso, precisando na maioria das vezes, parar esse tipo de tratamento passando para outro mais suave.

Membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia, dizem que tratamentos existem, com bons resultados, mas que o importante é cuidarmos da pele desde bem jovem, porque aos 25 anos, já vamos começar a sentir os efeitos do sol, não só com mancha, mas principalmente com a flacidez que leva a rugas e marcas difíceis de serem tiradas. 

Com certeza é melhor prevenir do que remediar. Em primeiro lugar, jamais sair de casa sem filtro solar, que deve ser passado generosamente, no rosto, pescoço e outras partes do corpo, que vão ficar expostas, e se for fazer uma caminhada, proteja-se também com um chapéu. 

Para prevenir rugas, flacidez ou manchas, não tome banho com água muito quente, prefira sempre as levemente mornas, para não ressecar a sua pele. 

Faça esfoliações superficiais cada 15 dias, mas o mais importante é o cuidado diário. Pela manhã e a noite, ela deve ser limpa cuidadosamente com uma loção adequada para o tipo da sua pele e hidratar muito bem.  À noite, depois de limpar novamente e nutrir, devemos dar ênfase no pescoço, que muitas vezes dependendo do tipo de pele, precisa de um hidratante especial.

Se importar com a boa forma é algo primordial. Confira como Cenaless pode ajudá-lo a a emagrecer com eficácia.