insolvênciaProblemas financeiros vêm crescendo muito durante os últimos anos, pessoas físicas têm problemas financeiros, mas como a administração é somente pessoal, as mesmas acabam conseguindo sair das dívidas com certeza facilidade, já no caso de empresas, as mesmas acabam tendo maior dificuldade para conseguir resolver seus problemas financeiros, justamente por isso tomar alguns cuidados é com certeza um fator de suma importância. Porém o empresário também precisa estar ciente dos procedimentos referente a parte financeira, e se caso algum dia sua empresa entrar em falência, consequentemente será necessário tomar os devidos cuidados.

A primeira parte do processo é referente a recuperação judicial, empresas em recuperação são aquelas empresas que passaram por um momento financeiro crítico muito próximo a falência, essas empresas estão no modo de insolvência, onde é feito um levantamento e vários gastos são cortados. Essa etapa é referente a empresários que acreditam que seu negócio ainda tem futuro, porém precisam de uma reestruturação financeira, alguns optam por esse termo judicial como uma forma de resolver seus problemas, e assim sair um pouco das dividas, dando continuidade a seus trabalhos.

Mas assim como qualquer outra empresa que está com problemas financeiros, a mesma também precisa tomar algumas medidas drásticas, que são sempre tomadas junto a diretoria e também com a aceitação dos empresários ou empresário em questão. Nesse momento alguns funcionários também são demitidos e somente os gastos que são realmente essenciais são colocados na lista de pagamento da empresa.

A insolvência é a última etapa de um processo de falência, quando a empresa já está praticamente desmembrada e seu capital já está destinado ao pagamento de credores, honorários e impostos, mas em alguns casos o empresário ainda acaba tendo direito de receber algum valor sobre o fechamento de sua empresa. Isso é algo comum, porém em alguns casos o empresário recebe o mínimo, devido a quantidade de dividas que foram acumuladas, o que por sua vez se torna uma decepção para o empresário.