O Rapel é um esporte que atrai pessoas aventureiras e que gostam de estar em contato com a natureza. É uma prática que além de trazer prazer ao seu praticante também funciona como exercício físico, melhorando a resistência e a força do esportista.

Por outro lado, praticar Rapel é algo que demanda certos cuidados com a segurança. É preciso, acima de tudo, ter domínio do equipamento que se está usando.

Saiba como montar uma cadeira de rapel

Um dos principais aparados do praticante de Rapel é a cadeirinha. É extremamente importante que o usuário coloque a Cadeirinha corretamente e afivele todos os outros equipamentos de maneira correta e fica. O ponto de ancoragem deve estar próximo para ser manuseado de forma fácil e rápida.

Além disso, o esportista de Rapel deve prender bem seu Freio 8 à cadeirinha e à corda.

Da mesma forma, na hora de comprar os equipamentos, garanta que a Cadeirinha, corda, freio 8, fita e outros tenham sido fabricadas por empresas confiáveis. Uma ótima sugestão é pesquisar em fóruns por opiniões de outros usuários.

As alças laterais, também conhecidas como Gear Loops, não devem ser usadas para suportar o peso do alpinista. Elas são indicadas para carregar outros itens.

Outras dicas:

- Nunca coloque seu pé sobre a corda

- Procure por um capacete confortável. Ele diminui muito os riscos em uma descida

- Pratique os nós da corda apenas com uma mão. A prática irá facilitar muito na hora do Rapel

- Em caso de cabelos compridos, prenda-os antes de iniciar

- No início, procure por descidas fáceis e vá aumentando o nível gradativamente.

Fonte: http://www.angare.com/cadeirinha-de-rapel