¹ José Wilamy Carneiro Vasconcelos

Comumente ouvimos de amigos, vizinhos, parentes e colegas de trabalho histórias que animam ou desencorajam nosso dia. Outras, por sua vez, relatam fatos vividos em atitudes com pessoas de sua fidelidade, e com o passar dos tempos descobrem a verdadeira pessoa que está próxima de você.  

Encontramos pessoas que nos faz bem, que nos alegra, que nos inspirem,  nos leva pro alto com suas afeições, palavras, amizade, sinceridade, felicidade. De maneira inversa existem aquelas que nos faz mal, que nos apunhala pelas costas, que nos menospreza. O egoísmo, a inveja, a mentira tomam conta desses seres desprezíveis.

Muitos; inspirados na convivência de pessoas de má índole têm o (dês) prazer em tirar seu próximo do sério, de sua alegria, do momento de felicidade. São as pedras em nossos caminhos, citadas na Sagrada Escritura. Quem nunca conviveu com isso? Não somos obrigados a ouvir asneiras, muitos menos desaforos de fulano, beltrano, cicrano.

Nosso corpo e alma têm que estar em equilíbrio para não cair na tentação dos percalços que a vida nos deixa. Palavras machucam, derruba, aniquila e mata. Caso contrário, não seríamos vítimas de tantas atrocidades que encontramos na imprensa, jornais e TV.

- Um bom dia! Boa Tarde! Até logo! Está mais elegante hoje!  Deus te acompanhe! Deus te abençoe! Vai com Deus! Saudade amiga! Parabéns hoje é seu dia!

São palavras que confortam o coração e nos faz bem. Por ocasião do destino há àquelas que machucam que não citarei aqui, e que nos deixam com sentimentos de perdedor. Para isso, estejamos preparados para enfrentar o inimigo. Afinal o que importa não é o que entra pela boca e sim o que sai do coração.

Dia desses, andando pelas ruas de minha cidade, encontrei duas senhoras de meia idade, distintas e cumprimentei com um simples bom dia. Andei mais uns passos, e ouvi aquele PSIU.

Parei, e então acenaram me chamando.

- O senhor é daqui mesmo, ou mora fora?

Respondi:

- Sim, sou daqui mesmo senhoras.

Elas, com olhar de espanto, retrucaram:

- Não me pareces, pois o povo dessa cidade é muito mal educado, não cumprimentam ninguém.

Arrancou de mim um sorriso, embora, confesso que fiquei decepcionado.

Aquilo serviu de exemplo para mim, e sempre na oportunidade relato e quebro o tabu de minha cidade. Toda regra há sua exceção, não é mesmo. Nem tudo está perdido.

Se seu coração está cheio de coisas boas, irás dizer e pregar coisas boas, fazer o que é bom, praticar o bem, anunciar notícias boas, dizer boas palavras e realizar ações de bem-estar. Ademais, é isso que o seu coração está cheio, transbordando as bem-aventuranças. Mas, caso contrário não adiantaria se seu coraçãozinho não perece dessa iguaria.

PAZ E BEM!  CARPE DIEM! UM GRANDE ABRAÇO!  

QUE TENHA UM BOM E SAGRADO DIA! FIQUEM COM DEUS.

____________________

¹José Wilamy Carneiro Vasconcelos é professor, poeta, historiador, cronista, pesquisador, memorialista e cordelista. Formado em direito pela FLF- Faculdade Luciano Feijão no Ceará. Formado em Ciências (MATEMÁTICA) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral-Ceará. Pós-Graduado em Construção Civil (EDIFICAÇÕES) pela Universidade estadual Vale do Acaraú.É articulador, colaborador e autor de diversos artigos na web.