A confusão entre o que faz um arquiteto e o que faz um engenheiro ainda é muito grande. Muitos falam sobre o assunto, mas mesmo assim ainda ouvimos pessoas falando sobre as duas profissões com dúvida e muitos questionamentos.

Vamos tentar esclarecer então o que de fato faz um arquiteto. A lei determina que cabe ao arquiteto seguintes atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores; planejamento físico, local, urbano e territorial, e serviços afins e correlatos: estudo, planejamento, projeto e especificação; assistência, assessoria e consultoria; direção de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; desempenho de cargo e função técnica; ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica e extensão; elaboração de orçamento; padronização, mensuração e controle de qualidade; execução de obra e serviço técnico; fiscalização de obra e serviço técnico; produção técnica e especializada; condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; execução de instalação, montagem e reparo; operação e manutenção de equipamento e instalação; execução de desenho técnico.

Lendo isso percebemos então um grande erro que muitos cometem ao dizer que um arquiteto não pode, por exemplo, coordenar uma obra.

O que mais preocupa os profissionais é que nas próprias faculdades os estudantes não entendem muito bem a diferença e aliado que hoje ainda se vê muito arquitetura e design de interiores o que ajuda a confundir ainda mais.

A dica dos especialistas para os estudantes é que estudem mais e certamente entenderão bem as diferenças. A dica para quem precisa construir algo é a de que procure um escritório de arquitetura e lá será orientado sobre o projeto como um todo e no momento certo cada um desses profissionais utilizará todo o seu conhecimento da melhor forma para atender aos seus pedidos.