O RESUMO AO ESTUDAR ROMANOS está no capítulo  3.20 à 29 - NTLH

Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda, porque a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras.  Mas agora Deus já mostrou que o meio pelo qual ele aceita as pessoas não tem nada a ver com lei. A Lei de Moisés e os Profetas dão testemunho do seguinte:  Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que crêem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas. Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.  Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar com isso que ele é justo. No passado ele foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é justo. Assim ele é justo e aceita os que crêem em Jesus. Será que temos motivo para ficarmos orgulhosos? De modo nenhum! E por que não? Será que é porque obedecemos à lei? Não; não é. É porque cremos em Cristo.  Assim percebemos que a pessoa é aceita por Deus pela fé e não por fazer o que a lei manda.  Ou será que Deus é somente Deus dos judeus? Será que não é também Deus dos não-judeus? Claro que é!

Ou seja, a SALVAÇÃO é por Cristo e Cristo é o meio de se achegar à Deus. Há um Deus que não é somente para Judeus mas para todo aquele que nEle crê (Judeus e não Judeus-Gentios).

O AMOR QUE EMANA DA SOMBRA DA CRUZ, DÁ CAUSA À FÉ E ESTA AGRADA A DEUS.

Martinho Lutero...foi absorvido pelo conteúdo do livro de Romanos e se converteu à fé salvífica. Tanto que questionou nas 95 teses da salvação, e foi renegado pelos ministério católico em 1517. O mesmo livro de romanos produziu em John Wesley, o fundador do metodismo sua compreensão de “um coração estranhamente aquecido”.

É A PALAVREA DE DEUS PRODUZINDO NO HOMEM uma reflexão sobre seus conceitos de vida para consigo mesmo e para com Deus. DEUS SE ENCARREGANDO DE REVELAR-SE à sua criação.

-.- NA LIÇÃO Nº 01 – Estudamos que sem a graça divina, todos os nossos esforços são inúteis para a nossa salvação e comunhão com Deus.

-.- NA LIÇÃO Nº 02 – Estudamos que o pecado manchou toda a raça humana e somente o sangue de Cristo é suficiente para purificá-la. A Universalidade da Salvação em Cristo.

-.- NA LIÇÃO Nº 03 – Estudamos que o ser humano é justificado somente pela fé em Jesus Cristo. Na sua morte vicária e ressurreição do mundo dos mortos.

-.- NA LIÇÃO Nº 04 – Estudamos que os benefícios da Justificação daqueles que em Jesus crêem, se dá quando reconhecemos que em Cristo somos transformados em novas criaturas, mesmo que o velho Adão, a velha criatura, teime surgir de vez em quando. De fé em fé, de dia em dia de passo em passo, somos transformados em novas pessoas.

-.- NA LIÇÃO Nº 05- Estudamos sobre o MARAVILHOSO AMOR de Deus manifestado na pessoa do seu filho Jesus Cristo. Quando ele chama o pecador e propicia à ele ser nova criatura, concedendo-lhe o perdão dos seus erros e descasos até então. Deus nos ama por primeiro.

-.- NA LIÇÃO Nº  06- Estudamos que teremos sempre uma luta entre  a nossa carne que é fraca e o espírito humano que milita contra o Espírito de Deus. Aí constatando que necessitamos da bondosa Graça de Deus para nos dar vitória.

-.- NA LIÇÃO Nº 07- Estudamos   que precisamos viver segundo o Espírito Santo e estar sob seus domínios e seguir suas orientações para que possamos agradar a Deus.

-.- NA LIÇÃO Nº 08- Estudamos sobre a nação de Israel no plano da redenção. Fomos enxertados na Oliveira Verdadeira, COMO GENTIOS temos recebido a misericórdia de Deus e por ela vamos caminhando, mas poderemos ainda que alcançados pela sua Graça, sermos cortados se errarmos e não produzirmos frutos.

-.- NA LIÇÃO Nº 09 – Estudamos que para vivermos uma vida vitoriosa precisamos viver fervorosamente a piedade que amaná da cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Pegarmos ela e mostramos ao mundo quem somos neste mistério da salvação.

-.- NA LIÇÃO Nº 10 – Estudamos que temos nossos deveres civis, morais e espirituais, diante de Deus, diante da sociedade e do governo humano. Exemplo é sermos bons cidadãos na terra, respondendo por nossos atos e atribuindo valores ao nosso caráter quer como cristão quer como indivíduo. Diante de Deus, da família, da sociedade, do governo humano e do governo da igreja como instrumento implantado por Deus aqui na terra para o exercício do convívio daqueles que almejam o convívio no céu.

-.- NA LIÇÃO Nº 11 – Estudamos sobre a tolerância cristã aqui na terra e não somente dentro da igreja. Suportando-nos em amor, compreensão e desejo mútuo. O objetivo de todo resgatado do mundo é o céu. Deus deseja a salvação de todos aquele que Ele chama. Semear aqui para alcançar a eternidade.

 -.- NA LIÇÃO Nº 12 – Estudamos que todo aquele que deseja em ir para o céu, precisa desejar que mais pessoas como ele também o faça. Sendo misericordiosos com os que se perdem, para orientá-los ao caminho da salvação. Pois todos estamos inseridos na Grande Comissão, a grande  vocação da Igreja (eu e você), que é o IDE E ANUNCIAI. Anunciar o que? A Igreja ou a fé da Igreja, que deve estar no evangelho das Boas Novas.

-.- NA LIÇÃO Nº 13- Estudamos que Deus deseja e espera que todos os crentes, alcançados pela sua graça, cultivem relacionamentos saudáveis e estáveis. Não podemos um dia estarmos bem um com os outros e de repente estarmos participando de outro cálice que não do sofrimento de Cristo o nosso Senhor. Não devemos nos ver contristados somente no dia da ceia e nos outros dias do mês esbarrarmos com nossos irmãos no mercado, nas ruas, na escola e fazer que não o conhecemos. Como alcançaremos o céu desta forma?

O AMOR DE DEUS DEVE NOS CONSTRANGER, SEMPRE !

Deus busca os VERDADEIROS ADORADORES, aqueles que O adorem em espírito e em verdade.

QUIDERA O MESMO SENTIMENTO DE APRENDER SOBRE COMO SER CRISTÃO REINASCE EM CADA MENTE. O DESEJO DE TER UM CORAÇÃO  ESTRANHAMENTE AQUECIDO !

O ESTUDO SISTEMÁTICO DA PALAVRA DE DEUS PODE PRODUZIR ISSO.

VENHA COM A GENTE, ESFORCE-SE,  PATICIPE. O judeu tinha a lei, nós gentios, temos a FÉ.

O CÉU É CONQUISTADO COM MUITO ESFORÇO, (João 3.30) VAMOS LÁ?

 Valdir Carvalho - 23.6.2016 - Cascavel-PR