DURANTE A VIDA OUVIMOS ALGUMAS PALAVRAS, SABEMOS QUE ELAS EXISTEM, MAS NÃO PARAMOS PARA REFLETIR SOBRE O QUE ELAS PESAM SOBRE NOSSA EXISTÊNCIA.

VAMOS PERCEBER COMO ESTAMOS?

1.-) O QUE É  A PALAVRA VERGONHA ?

-VERGONHA está restrita à IDADE ? Absolutamente não!

1.a-) O QUE VEM A SER  A VERGONHA?

-Segundo o dicionário, é um sentimento penoso por ter cometido alguma falta ou pelo temor da desonra. Portanto, perder a vergonha é como sentir-se humilhado, é estar em desonra, próximo do vexame. Praticar atos indecorosos provoca a indignação, por conseguinte leva À VERGONHA. A vergonha me trás profundo estado de descontentamento de constrangimento. Claro , isto tudo se ainda restar VERGONHA.

2.-) O QUE É A PALAVRA RESPEITO?

-RESPEITO está atrelada à IDADE? Absolutamente não!

2.a-) QUANDO EXERCITO O RESPEITO?                

-Quando considero  aqueles que me são queridos, PRINCIPALMENTE. Também exercito à minha própria pessoa, quando tenho VERGONHA, CARÁTER, PERSONALIDADE, pelos valores morais, éticos e de costumes, adquiridos pelas tradições, pela vida, passados de gerações à geração. É aquilo que eu tenho de valores que transmito aos meus filhos e estes aos seus e assim sucessivamente. Não os tendo torna impossível ter-me em respeito ou dar-me a ele.

No dicionário quer dizer: um substantivo oriundo do latim que quer dizer: um sentimento positivo e significa ação ou efeito de respeitar, apreço, consideração.

Na sua origem em latim, a palavra respeito significava "olhar outra vez". Assim, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito.  Por esse motivo, respeito, também pode ser uma forma de veneração, de prestar culto ou fazer uma homenagem a alguém. Ter respeito por alguém também pode implicar um comportamento de submissão e temor.O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra.Representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável. O respeito também pode ser um sentimento que leva à obediência e cumprimento de algumas normas, por exemplo: respeito aos juramentos e pela própria lei, quer dos homens quer de Deus.

3.-) O QUE É A PALAVRA CARÁTER?

-CARÁTER está atrelada à IDADE? Absolutamente não!

3.a-) QUANDO EXERCITO O CARÁTER?

- A todo instante estou exercitando meu caráter, a todo instante estou freiando e refreiando minhas emoções, meus desejos, minhas ansiedades, meus impulsos, colocando em prática meu auto-controle, meu domínio próprio. Não devo deixar meu lado animal prevalecer sobre meu lado racional, humano sim, mas cheio de coisas erradas que possam levar ao meu fracasso como pessoa, da qual Deus conta que seja íntegra nas  atitudes morais,  adquiridas pelo transcorrer da vida.  Mas o que quer dizer caráter?

Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes. O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.

Uma pessoa conhecida como "sem caráter" ou "mau caráter", geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral. Por outro lado, uma pessoa "de caráter" é alguém com formação moral sólida e incontestável. O caráter quando é forte, não se deixa levar por alguma proposta de uma via mais fácil para a realização de algo. Mesmo se naquele momento parece ser o melhor caminho a seguir, é o caráter que vai determinar as escolhas de uma pessoa.

 

4.-) O QUE É A PALAVRA MENTIRA ?

- MENTIRA advêm de que espécie de animais?  Do HOMOSAPIENS -Homem e da Mulher!

4.a) QUEM CRIOU A MENTIRA  À TERRA?

-Sabemos que foi SATANÁS, ele é o pai da mentira. A mentira é o exercício da falsidade. Da falta de caráter. A mentira destrói. O mentiroso engana, não é correto. Não respeita. Não colabora. É mesquinho, é vaidoso, é prepotente. Não se tem com o confiar numa pessoa mentirosa, não tem valores morais, pessoais, éticos, não tem conduta honesta. Como confiar numa pessoa mentirosa, enganadora? Ela dá em paga sua personalidade, ela se expõe e expõe maleficamente os outros. É expressão da inverdade.  A mentira corrompe. Corrompe a moral, destrói valores e princípios. No dicionário está que a mentira é tudo aquilo que afirmamos contrário à verdade . Concretamente, sabe-se o que é mentira para haver como <<mentira>>, basta que algo seja «verdade» ou considerado como tal. O mentiroso vai da sua honra à desonra em questão de segundos. Ela não consegue ver seu próprio fracasso.

A pessoa mentirosa usa a mentira para vencer, para enganar-se. Falsa vitória. Nem o seu enganar é verdadeiro. É uma pessoa destinada ao insucesso pessoal, pois cava seu próprio fracasso. Podendo levar os outros à ruína. Está nela também ser caluniadora.

Portanto, das formas erradas e  intrínsecas à personalidade humana , está a mentira em primeiro plano. Àquela que mais tem adjetivos à sua própria personalidade e emprego.

5.-) O QUE É A PALAVRA CONSIDERAÇÃO?

-CONSIDERAÇÃO está em ser praticado  à IDADE ? Absolutamente NÃO !

5.a-) ONDE EU EXERCITO A CONSIDERAÇÃO?

-Exercito quando pelas minhas convicções não desejo para  o terceiro aquilo que não almejo que me aconteça. É o respeito mútuo, real e sincero. É o exercício da comiseração entre as pessoas. É o espírito de doce amizade que transparece nas relações humanas.  A consideração é o trato com a bondade  e cordialidade recíproca. Praticamos consideração por estima à uma pessoa ou coisas, quando somos benevolentes com as pessoas iguais a minha própria pessoa. E isso devemos praticar pela nossa existência, legando às pessoas que nos sucederão um exemplo de boas ações e a transferência da luz pessoal. Isto não diz respeito à idade ou tempo. Por isso repudiar exemplos negativos, sabemos que é uma luta.

6.-) O QUE É A PALAVRA TEMOR ?

-TEMOR está atrelado à IDADE? Absolutamente SIM!

6.a-) QUANDO EXERCITO O TEMOR?

A vida é cheia de tropeços, pequenos buracos, grandes abismos e, geralmente os pequenos tropeços nos levam à grande abismos, eis que aos buracos permite  nossa prudência fazer com que os desviemos, já para os abismos não temos como sair deles sozinhos, podemos até sair mas não sem grandes esforços ou arranhões. Geralmente alguém precisa jogar uma corda para socorro. Tenho como exemplo uma senhora que  capotou um carro numa ribanceira aqui perto de minha cidade, e ficou sumida por três dias. Estava presa neste tempo todo dentro do veículo em meio as ferragens e ninguém a notava. Até que Deus permitiu que alguém passasse pelo  local e observasse o veiculo na ribanceira, capotado. Chegando lá, observou que  a mulher ainda estava viva, porém com sérios distúrbios emocionais e em situação de risco de vida. Precisou de grande esforço para retirá-la daquele estado. Eis que o meio a aprisionava, precisou causar mais destruição para arrancá-la em meio das ferragens. Por isso em dizer que o temor de “capotar” numa curva qualquer da estrada da vida, faz com que pela prudência eu diminua a velocidade, que eu vá com menos ímpeto de querer atingir um objetivo, um destino pré-concebido. Uma ponderação deve ser feita: E se aquele  sitiante não tivesse olhado para baixo, para o abismo. Aquela mulher com certeza teria morrido, naturalmente e espiritualmente contra a sua vontade evidentemente. Precisamos cuidar com os pequenos buracos que fazem com que caiamos nos grandes abismos.

Menciona  na Palavra de Deus, pelo grande rei e sábio Salomão, que o exercício do TEMOR É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA, e, é de bom siso que devamos buscá-lo.

No dicionário diz que o temor é ato  ou efeito de temer. Receio, susto, medo, pavor,  aquilo ou coisa que infunde medo, terror. Exemplo: medo da morte, medo da escuridão, medo de perder.

7.-) AO CONTRÁRIO DA VERGONHA, DO DESRESPEITO, DA FALTA DE CARÁTER, DA MENTIRA, DA DESCONSIDERAÇÃO, DA FALTA DE TEMOR, está:

a-) A SINCERIDADE na transformação da mente e do espírito;

b-) O RESPEITO em não ver-se mentiroso;

c-) A VERDADE que a todos liberta do engano;

d-) A COMISERAÇÃO o respeito pelo amor ao próximo, a piedade e as boas venturanças, por uma vida regrada em união e consideração à VERDADE mútua.

e-) A CONFIANÇA e que por ela,  farei de tudo para ser honesto, que procurarei exercitar meu auto domínio, minha auto confiança sem interferir no direito do semelhante, que procurarei  empregar a equidade. Que procurarei  agradar à Deus, ao meu semelhante, aos meus filhos à minha família, aos amigos e a sociedade em que estou inserido.

Enfim, a vida é um constante aprendizado. Mas, não preciso obrigatoriamente passar por tudo isso para saber o que devo e o que não devo fazer. Posso e devo aprender com os erros de outros, que já incorreram neles, por DISCERNIMENTO verificar, perceber, onde devo me corrigir , alterar meus passos, minha forma de tratar, para enfim, VIVER CORRETAMENTE.

Mt. 6:25  Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Valdir Carvalho      -     Cascavel-Pr,  17/02/2014