O que é uma API?

O que é uma API? Para muitas pessoas não relacionadas à área de TI, API ≈ não compreendo. API significa Interface de Programação de Aplicações. É um conjunto de definições de sub-rotinas, protocolos e ferramentas usadas para construir software de aplicação. O objetivo é fornecer a aplicações e desenvolvedores a capacidade de acessar um conjunto de rotinas baseadas em determinado software ou hardware sem precisar acessar o código-fonte ou entender os detalhes do mecanismo interno de funcionamento.

O papel de uma API

Para provedores de software, apenas ao reservar APIs para chamadas de outras aplicações para formar um ecossistema, é possível que o software exerça o maior valor e seja mais vital. Para desenvolvedores de aplicações, com uma API aberta, eles podem chamar diretamente as funções realizadas por várias empresas para criar suas próprias aplicações. Eles não precisam fazer tudo sozinhos e economizam energia.

Na era da computação em nuvem e da economia compartilhada, a API é um método para provedores de serviços técnicos oferecerem serviços aos clientes.