O QUE É UM MILAGRE? (parte 3)

Aos poucos nós estamos conhecendo em termos teológicos o significado da palavra “milagre”. Em suma, eu diria que o milagre é um ato sobrenatural da manifestação de Deus quando Ele age fora das leis naturais que governam este nosso mundo físico. Durante algumas vezes, eu ouvi, por exemplo, pessoas dizendo que os grandes milagres de Deus ficaram restritos ao passado, mais propriamente dito, na era dos profetas, do Velho Testamento. Só que o apóstolo Paulo desmente inteiramente essa teoria: “JESUS CRISTO, ONTEM E HOJE, É O MESMO E O SERÁ PARA SEMPRE” (Hebreus 13:8), Então, isto quer dizer que Deus não muda e nem sofre qualquer tipo de variação: “TODA BOA DÁDIVA E TODO DOM PERFEITO SÃO LÁ DO ALTO, DESCENDO DO PAI DAS LUZES, EM QUEM NÃO PODE EXISTIR VARIAÇÃO OU SOMBRA DE MUDANÇA” (Tiago 1:17).  Veja, ainda, mais isto: “PORQUE EU, O SENHOR, NÃO MUDO; POR ISSO, VÓS, Ó FILHOS DE JACÓ, NÃO SOIS CONSUMIDOS” (Malaquias 3:6). Ou seja, se Deus mudasse não haveria um ser humano sequer vivo.

  

Nós Professores de Teologia chamamos a esta matéria de “Imutabilidade Divina”. Para começar, a Imutabilidade pertence somente a Deus, e um desses momentos é quanto a manifestação da sua compaixão: “RENDEI GRAÇAS AO SENHOR, PORQUE ELE É BOM, PORQUE A SUA MISERICÓRDIA DURA PARA SEMPRE” (Salmos 136:1). Se você der seguimento à leitura deste Salmo até ao seu último versículo, irá comprovar que por 26 vezes o salmista reafirma a eternidade das misericórdias de Deus sobre a vida humana. Logo, esta Imutabilidade Divina faz com que o Seu poder não tenha fim: “PORQUE OS ATRIBUTOS INVISÍVEIS DE DEUS, ASSIM O SEU ETERNO PODER, COMO TAMBÉM A SUA PRÓPRIA DIVINDADE, CLARAMENTE SE RECONHECEM, DESDE O PRINCÍPIO DO MUNDO, SENDO PERCEBIDOS POR MEIO DAS COISAS QUE FORAM CRIADAS. TAIS HOMENS SÃO, POR ISSO, INDESCULPÁVEIS” (Romanos 1:20).

Toda manifestação de um Milagre Sobrenatural é fruto e resultado daquilo que já fora determinado por Deus por antecedência: “JUROU O SENHOR DOS EXÉRCITOS, DIZENDO: COMO PENSEI, ASSIM SUCEDERÁ, E, COMO DETERMINEI, ASSIM SE EFETUARÁ” (Isaías 14:24). Assim sendo, nada nem ninguém poderá interromper o agir de Deus. Porque se ele já projetou algo para acontecer sobre a sua vida, o milagre irá acontecer: “MAS, SE ELE RESOLVEU ALGUMA COISA, QUEM O PODE DISSUADIR? O QUE ELE DESEJA, ISSO FARÁ. POIS ELE CUMPRIRÁ O QUE ESTÁ ORDENADO A MEU RESPEITO E MUITAS COISAS COMO ESTAS AINDA TEM CONSIGO” (Jó 23:13,14).

Oh, glória a Deus por esta promessa! Que ela encontre guarida em nossos corações. Porque isto nos faz crer que tudo aquilo que o Senhor já projetou e determinou a nosso respeito irá se cumprir cabalmente na hora certa. Agora, outra coisa importante: Não são as nossas orações que mudam a decisão de Deus acerca de algumas coisas, mas quando essas mesmas orações estão em linha com a sua vontade soberania é que o milagre acontece. Veja a comfirmação: “E ESTA É A CONFIANÇA QUE TEMOS PARA COM ELE: QUE, SE PEDIRMOS ALGUMA COISA SEGUNDO A SUA VONTADE, ELE NOS OUVE” (1 João 5:14). Isto aqui nos mostra que a vontade humana não pode, em hipótese alguma, sobrepujar a vontade do Senhor. Senão, Ele não seria Deus, e sim um Gênio da Lâmpada da história de ficção que existe somente para atender a todo pedido do seu amo. Até amanhã na nossa 5ª aula! Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)