Na área da informática um emulador é um programa que copia as aplicações de um determinado local, de modo que você que consegue reproduzir outros programas sobre ele.

Quando usar um emulador?

Podemos usar em diversas situações, principalmente quando não temos acesso a determinado programa que depende de um outro programa. Os exemplos são vários, aqui segue alguns:

Softmac: Emula o Macintosh no Computador com Sistema MAC OS 8.1 (Sistema que foi lançado em 1997)

Daemon Tools Lite: Emula drives de CD e DVD, para que sejam executados arquivos de imagem.

Quick3270 Secure 4.33: Emulador uma Impressora.

Microsoft Virtual PC: Emula um computador dentro do computador, assim você consegue instalar vários sistemas operacionais no mesmo computador!

Formatos cue, iso, mds, ccd, nrg

Esses formatos são uma das várias alternativas de guardar o conteúdo de CD e DVD. É uma excelente ideia para manter cópias de importantes como de filmagens caseiras (Aniversário de 15 anos, Casamentos, Batizados), jogos (Se riscar o jogo original, faça uma nova cópia, sem perder a originalidade), backups, etc.

Se você tem um arquivo nesse formato você tem a opção de gravar em um uma mídia nova (CD ou DVD), ou se preferir emular uma unidade de leitura no seu computador.

Se a opção for gravar em uma mídia nova, use Nero ou ImgBurn.

Se a opção for emular, o mais indicado é o Daemon Tools Lite.

Vídeo games em computadores

Em 1999 lançaram o Virtual Game Station (VGS) foi um emulador de Playstation lançado para Macintosh e depois para o Windows, depois foi lançado para Dreamcast, e aos poucos foi se popularizando. Hoje em dia encontramos emuladores dos jogos mais antigos como Atari e Jaguar, os pouco conhecidos como Neo Geo e Game Gear e até os mais sofisticados como X-Box, PlayStation 2 e PlayStation Portátil. (Lembrando que os mais sofisticados exigem muito do seu computador, e alguns jogos não são emulados com perfeição, ou não rodam).

ROM

Para um jogar, não basta ter o emulador, precisa ter os jogos também! Aí você se pergunta... Onde eu encaixo o cartucho no computador? Não é necessário, basta você ter a ROM, o que vem ser ROM?

ROM é a imagem do jogo, vamos dizer que seria agente tirar tudo que está dentro do cartucho ou CD e transformar em arquivo para computador.

Quando o jogo vira arquivo para computador, ele ganha uma extensão, exemplos são:

Nome_do_jogo.smc é um ROM de Super Nintendo

Nome_do_jogo.gba é um ROM de Game Boy Advanced

Nome_do_jogo .smd é um ROM de Mega Drive & Master System

Nome_do_jogo .n64 é um ROM do Nintendo 64

As extensões podem variar, dependendo da empresa que fez o “DUMP” (processo que copia o jogo do cartucho ou CD e o transforma em arquivo) para o mesmo jogo, e também jogos diferentes.

Um erro que pessoas novas cometem é pensar que existe um emulador universal, que roda todos os ROMs, existem emuladores que rodam vários jogos como o “Kega Fusion” que emula Master System, Mega Drive e Game Gear, mas a maioria é como o videogame, para rodar um CD de Plyastation, precisa do emulador do Playstation, e as vezes não é tão simples emular um jogo, em alguns casos como Dreamcast, Playstation 1, Playstation 2 e alguns outros, você precisa da “BIOS” (Nesse caso A BIOS do emulador é um arquivo que vai passar as informações necessárias de como o emulador vai trabalhar)