• Conselho Paroquial de Pastoral – é uma equipe, um grupo de pessoas, escolhidas pela comunidade dos fiéis, em Assembléia Paroquial e em comunhão com o pároco, autorizado pelo bispo, que representam a Paróquia e as comunidades, os ministérios, as pastorais e movimentos existentes na paróquia, e têm como missão o serviço da animação pastoral da paróquia – a condução da Paróquia esta nas mãos do CCP e dos CCP

 

  • Outra questão que é importante quando falamos de CPP e CCP é diferenciar um do

outro -  CPP – Conselho Paroquial de Pastoral que é o Conselho mais amplo é aquele que representa a comunidade, enquanto o CCP – é o Conselho Comunitário de Pastoral que representa a comunidade local – outra questão que deve ficar bem entendida, dentro do CPP está o CCP, em outras palavras se não existir o CCP não tem por que existir o CPP e por que dizemos isto, pois temos que entender por que a nossa Igreja determina que a estrutura (funcionamento) seja desse modo?

 

  • E por que desde o Concílio Vaticano II (1962-1965), a Igreja Católica assumiu um

rosto novo. Ela foi definida como Povo de Deus. Insiste-se mais na dimensão da Igreja-comunhão. É o novo jeito de ser Igreja-família, Igreja-participação, Igreja-comunidade, Igreja-povo. Nela, todos os fiéis são co-responsáveis pela vida cristã e pela missão evangelizadora. Todos os batizados têm carismas ou dons, para serem postos a serviço da comunidade. O CPP e os CCPs são da expressão da organização da Igreja, que pretende ser mais participativa e comunitária. Quanto mais conselhos houver na Igreja, mais ela será participativa.

 

  • Outro ponto muito importante, como fazemos parte de uma Igreja, que é uma instituição

pública – nós precisamos ter bem claro duas questões fundamentais – existe uma hierarquia que deve ser respeitada, ou seja, tanto o CPP quanto o CCP eles precisam estar em comunhão com o pároco (aqui em Naviraí com o Pe. João), e devem ser autorizados pelo bispo (D. Redovino)  e todas as normas para o funcionamento do CPP e CCP estão em documentos: Direito Canônico (mostrar) – Diretrizes da Ação Pastoral da Diocese (mostrar) e atenção nas deliberações e ações propostas pelas Assembléia Paroquial  - que é a maior instantânea do CPP e do CCP ...

 

  • Também queremos lembrar e deixar bem claro que para o CPP e CCP funcionar bem, quem é

escolhido para participar destes Conselhos pode ser um membro isolado da comunidade ou fazer uso autoritário do poder; pior ainda querer mandar no padre e na comunidade. Ou montar grupinhos, promover cochichos, falatórios dentro ou fora das reuniões.

- Quem esta na frente destes Conselhos precisar ter cuidado com os horários de inicio e termino das reuniões. Não pode monopolizar os assuntos ( ou seja, só ele ou ela fala) e também o contrário as lideranças não podem ficar caladas, desinteressadas e indiferentes sobre as questões tratadas. Fechar-se nas próprias idéias, sem abertura para aprender a refletir e decidir em comum. Ser subserviente e bajulador com relação ao pároco. Provocar divisões, acusações, agressões, fofocas.