FNC Faculdade Nossa Cidade

Gestão de Recursos Humanos

Prof° Orientador: Lawton Benatti

Cássia Cristina Nunes de Cerqueira 

O que é um coach?

Esse termo coach tem origem no campo esportivo também conhecido como papel que o técnico seja de qual for a modalidade, sua função ou tarefa que é transformar atletas em campeões.

O coach tem sido muito utilizado nas organizações é uma pessoa que se compromete a auxiliar alguém, ajudando o outro a melhorar seu desempenho e impulsionar seu desenvolvimento profissional e pessoal.

O coach auxilia, então ele observa o profissional e o ajuda a superar suas dificuldades e dá suporte para esse profissional chegue ao seu objetivo. O coach é alguém que dá instruções particularmente, para preparar uma pessoa para um trabalho importante ou especifico, ajudando essa pessoa a administrar seu tempo, ter confiança, equilíbrio, ajuda a identificar melhores soluções para problemas entre outros.

Araújo (1999, p.26) diz: “Sua função é dar-lhe poder para que ela produza, para que suas intenções se transformem em ações que, por sua vez, se traduzam em resultados”.

Diante do exposto coach é um profissional que se preocupa apenas com os resultados, mas com o desenvolvimento e realização da pessoa que ele dá suporte.

Coach é uma pessoa capacitada para estimular a mudança de comportamento, por isso é necessário que o coach seja: paciente; imparcial; se interesse pelas pessoa; saiba escutar e tenha disposição para isso; seja responsável; tenha habilidade para comunicar suas ideias de forma clara e ter certeza de que a outra pessoa realmente entendeu; seja uma pessoa aberta ao diálogo; tenha credibilidade; conhecimento; experiência maturidade; flexibilidade; autoconfiança; empatia e saiba refletir.

O mais importante antes de mais nada é estabelecer uma relação de confiança entre o coach e o cliente, pois para que o resultado seja positivo é necessário que o cliente seja honesto para passar informações verdadeiras para que o coach possa auxilia-lo de maneira correta.

O coach é um profissional que se compromete a apoiar as pessoas a alcançar determinados resultados entre eles ajuda a descobrir o potencial de trabalho, ajuda enxergar oportunidades, ajuda a se desvincular das limitações; da suporte para contornar os próprios medos; ajuda a traçar objetivos e qual a direção correta para alcança-los, ajuda a superar obstáculos que atrapalham a realização profissional, ajuda a perceber melhor suas dificuldades/deficiências profissionais, ajuda na correção da conduta no trabalho e encoraja o crescimento profissional e pessoal.

O coach não diz o que o cliente tem que fazer, mas faz com que ele pense, reflita e enxergue com os próprios olhos os obstáculos e as soluções para controlar cada um deles.

O coach muitas vezes é confundido com treinamento, mas há diferença entre os dois processos, o coach é individual e o treinamento na maioria das vezes é dirigido a várias pessoas ou um grupo. O coach os objetivos são definidos no decorrer do tempo e o treinamento já tem objetivos definidos antes de ser executado. O coach exige muita franqueza e um relacionamento intenso e o treinamento não.

As organizações nos últimos anos tem visto quanto é importante administrar ser capital intelectual e por isso a necessidade de reter talentos e para isso é necessário criar condições para estar em constante desenvolvimento, assim é fácil de perceber o papel do coach na organização:

  • As pessoas são diferentes umas das outras e precisam ser percebidas dessa maneira na organização, então o coach orienta essas pessoas fornecendo informação que não são dadas em treinamentos e nem estão em manuais;
  • As pessoas são interdependentes necessitam uma das outras, tem um potencial maior do que aquele que demonstram ter e o coach ajuda a desenvolver a confiança e estabelecer relacionamentos, estimula as pessoas a descobrir a si mesmas e a encontrar soluções para seus problemas.

O coach ajuda as pessoas a abandonar velhos hábitos e adquirir novos conhecimentos, há desenvolver novas habilidades e há estar em constante mudança.

E quando a organização usa essa ferramenta faz com que as pessoas se sintam importantes e eleva o nível da relação empresa-empregado que fortalece o vínculo de lealdade com a organização.

O coach só termina seu trabalho com o cliente quando percebe que o mesmo já tem condições de tomar suas próprias decisões e já aprendeu a identificar e ultrapassar os obstáculos em seu caminho sem a ajuda de um coach para sua orientação constante. 

Referências Bibliográficas

ARAUJO, Ane. Coach: um parceiro para seu sucesso. 3 ed. São Paulo: Gente, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoa: Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.