No exercício profissional de atuação na área de propaganda e marketing à quase 20 anos, tenho acompanhado de perde o nascimento, crescimento e morte de muitas empresas. Neste período de tempo foi possível analisar perfis bastante diversos de empresários, chegando a conclusão de que existem ‘empresários’ e pessoas que apenas ‘se dizem ser empresários’, mas na realidade não passam de aventureiros e especuladores do capital.

             O empresário de verdade, e consequentemente de sucesso, é em sua maioria pessoas que jamais trocam valores por dinheiro. Ele normalmente não tem soberba de suas realizações e podem ter certeza de uma coisa: não fazem ostentação de sua riqueza (as pessoas mais ricas que conheci até hoje eram de uma simplicidade tal que até parecia se tratar de uma pessoa excêntrica).

             O empresário de verdade, de valor, é aquele que detém um enorme sentimento de justiça. Ao empreender em alguma atividade, enxerga além do lucro o bem estar das pessoas e da comunidade, afinal de contas o mercado é uma grande rede, ele normalmente ‘aposta no time e não joga contra ele’. O lucro deve ser consequência de uma atividade limpa, honesta e transparente.

             Cada centavo ganho deve ser justo e cada milhão conquistado não deve ser uma mera ilusão, uma ilusão de poder ou de se manter poderoso. A responsabilidade social de um empresário de verdade é muito grande, e ele normalmente tem essa noção, sempre busca empreender de forma sustentável, respeitando pessoas e o meio ambiente, ele investe parte de seus dividendos em ações sociais, pois sabe que isso retornará em lucros para seu negócio, sua imagem no mercado.

             Por último é sempre bom analisar a origem do capital utilizado no negócio, isso pode dizer muito sobre o perfil do empresário. O dinheiro pode ter várias fontes, e é lógico que ninguém fica milionário ou empreendedor de sucesso em pouco prazo de tempo, quando isso ocorre podemos ficar com a ‘pulga de traz da orelha’, ‘tem caroço no angu’... sonegação de impostos, atividades ilícitas, e outras coisas mais.

             E você, sabe definir o que é um empresário de verdade?