Adolescente é instável, seu humor varia muito,, ele rejeita os pais e quer independência num momento, num outro momento solicita proteção e aconchego, quer privacidade uma hora, na outra cobra por estar se sentindo sozinho.

Ser adolescente é também se sentir desengonçado, diferente, se sentir na obrigação de falar gírias e contar vantagens!

E ter grandes sonhos, como ser You Tube, artista de novela, namorar alguém famoso, pegar ondas gigantes, lançar-se de asa deltas, viajar de fato ou no imaginário, conhecer gente nova,construir um "admirável mundo novo " sem injustiças,preconceitos ou pobreza, poder ir a praia com os amigos nos finais de semana.

Ser adolescente é ousar, experimentar, amar...

É ter muitas idéias, muitas vontades...

Olhando assim parece simples, mas não é!!!

Existe uma grande mudança, muitas perguntas... quem sou eu? O que sou? O que quero? Como realizar meus sonhos? Meus anseios? E esse corpo, não se parece mais comigo!

São ondas de sensações novas, muitas dúvidas, medo e coragem que confundem tudo... vergonha,desconhecimento, prazeres, repreensões, essas questões e muitas outras que refletem "a complexidade da adolescência".

São transformações físicas, psicológicas e sociais dentro de uma sociedade que se diz liberal e ao mesmo tempo não é!

Mudam os interesses em relação a músicas, filmes, canais, livros... essa mudança vem da forma de pensar diferente, porque nessa fase eles adquirem o raciocínio abstrato, que permite pensar de modo lógico sobre idéias e conceitos complexos, algumas crianças desenvolve isso muito cedo, porém não é comum, podemos dizer que serão pré adolescentes que cobram o tempo todo explicações.

O corpo vai se desenvolvendo e a inteligência se construindo, as emoções também são mais complexas!!!

Essa coisa que inteligência é hereditário é ultrapassada, para os adolescentes melhor dizer "careta", exite fatores até durante o pré natal da  gestante para estimular potenciais de inteligência no feto.

Existem muitas divergências nessa fase diante da sociedade, aos 16 anos o jovem já pode votar,mas muitas vezes não pode escolher que escola que vai frequentar, que filme assistir, ele se torna adulto biologicamente, mas continua dependendo economicamente da família!

Alguns adolescentes queimam etapas de vida assumindo responsabilidade adultas sem se sentirem devidamente preparados, isso gera um conflito interno muito intenso!!!

Nessa fase em busca de novos referenciais de vida, se torna muito ansioso e perdido, alguns se afastam dos amigos, outros tentam fingir que esta tudo bem, em ambos os casos a mentira se torna um refúgio, pais e educadores tem dificuldades de conversar sobre muitos assuntos, principalmente sobre sexualidade, onde também se gera algumas divergências, muitos desses pais foram ex combatentes da revolução sexual e se mostram contraditórios, liberais e até avançados em relação a vida sexual dos filhos de amigos, vizinhos, colegas de trabalho e bastante repressores, autoritários ou inibidos em relação aos próprios filhos, pais que diziam " paz e amor" aos pais, hoje exigem respeito.

Esses fatores interferem também nos hábitos alimentares dos jovens, podendo leva-los tanto a comer compulsivamente, também se recusar a comer!

Parecem conflitos que ocupam todos os espaços!

Os tempos mudaram, esses conflitos não, pelo contrario, aumentaram e muito, como psicanalista, compreendo que os jovens se encontram em uma fase de se perder e de se encontrar ao mesmo tempo, que quando assistida de forma justa pode ser a melhor fase de suas vidas, fase essa da adolescência que  marca toda a trajetória da vida de cada um.

Vale a pena parar um pouco e notar o que esses jovens estão querendo dizer com os seus conflitos!

É sempre bom lembrar que todos nós já passamos por essa etapa da vida, antes de criticar, gritar, olhe pra você, tente se enxergar lá atrás onde você também era um adolescente com todas essas mudanças e conflitos.