Como definir a emoção? Buscando no dicionário, a emoção é uma reação humana a determinada situação causada por uma agitação de sentimentos. Porém, além da definição léxica, a psicologia está constantemente se adaptando e encontrando novas maneiras de explicar o que é a emoção. Há várias teorias do campo da psicologia para se entender melhor a emoção humana. Não é uma tarefa fácil, mas na praticidade, sabemos que a emoção relaciona-se aos nossos sentimentos, como amor, alegria, raiva, desgosto, tristeza, entre outras.

Não obstante, é normal sentirmos picos de emoção. É comum mudarmos nossos sentimentos perante aos acontecimentos diários, podemos acordar tristes, porém terminarmos o dia felizes. Flutuações de humor são comuns, porém, é preciso cautela ao perceber que diariamente há uma dificuldade e incapacidade ao se relacionar com os próprios sentimentos e com os dos outros ao seu redor.

Nesses casos, em que há a completa incapacidade da pessoa de expressar seus sentimentos e reconhecê-los em pessoas próximas, é possível que o diagnóstico seja de um transtorno de desapego emocional. Contudo, é preciso cautela, apenas profissionais licenciados são capazes de diagnosticar corretamente se o paciente realmente está com o transtorno de desapego emocional. Antes de se definir com esse transtorno, ou considerar que alguém próximo tenha, informe-se, por exemplo aqui https://www.mytherapist.com/advice/ e tenha um terapeuta ou psiquiatra licenciado para seguir com o atendimento.

Afinal, o que é o transtorno de desapego emocional?

O transtorno de desapego emocional define-se como a não disponibilidade emocional de uma pessoa. É uma questão psicológica, em que o indivíduo se sente incapaz e ou até o desinteresse de ter relacionamentos emocionais com os outros.

O transtorno de desapego emocional não é sobre um período difícil que alguém está passando. É uma condição psicológica, em que a pessoa não consegue se abrir nem ser verdadeira sobre seus sentimentos e emoções. Muitos consideram como um mecanismo de defesa psicológico para lidar com situações traumáticas ou de extremo estresse.

Quais são os sintomas do transtorno de desapego emocional?

Os sintomas do transtorno de desapego emocional são vários e não podem ser definidos unicamente por uma lista. É impossível que uma pessoa seja diagnosticada apenas checando os itens de uma lista, apenas um terapeuta ou psiquiatra licenciado são capazes de dar o diagnóstico completo. Caso alguns ou mais dos sintomas a seguir sejam familiares de alguma forma a você, não hesite em procurar um profissional para atendê-lo e orientá-lo.

Dessa forma, pessoas que apresentam transtorno de desapego emocional podem ter:

  • Dificuldade em se relacionar com outras pessoas.
  • Resistência ou dificuldade em se mostrar afetuoso com família, amigos e entes queridos.
  • Incapacidade de demonstrar as próprias emoções.
  • Evitam situações que lembram algum trauma ou sentimento negativo.
  • Baixa autoestima.

Os sintomas vão variar de pessoa para pessoa, assim como de crianças para adultos e também diferentes graus que o transtorno de desapego emocional pode ter. O diagnóstico vai depender totalmente de um profissional, o qual vai avaliar outras variáveis da vida na pessoa, assim como outras características psicológicas e emocionais do paciente.

Quais as causas do transtorno de desapego emocional?

As causas do transtorno de desapego emocional depende de pessoa para pessoa, assim como depende se o desapego emocional faz parte de outro transtorno diagnosticado ou se é apenas uma resposta específica a uma determinada situação. 

De qualquer maneira, as principais causas são:

1.Experiências passadas

Pessoas que passaram por experiências traumáticas na infância ou até ao longo da vida podem vir a experienciar o desapego emocional. Alguns dos principais fatores são as perdas de familiares e sobreviventes de abuso físico e emocional.

2.Medicação

Um fator que pode vir a causar desapego emocional é o uso contínuo de medicamentos para distúrbios e doenças mentais. Se você acredita que você vem experienciando sintomas de desapego emocional por conta de remédios controlados, não hesite em consultar o seu médico para ter maiores orientações.

3.Falta de experiências novas na vida

Algumas pessoas vêm a apresentar sintomas do transtorno de desapego emocional por estarem sentindo que falta algo de inovador em suas vidas.

Qual o tratamento?

O melhor tratamento será aquele prescrito pelo seu médico após avaliar todo o quadro psicológico e neurológico do paciente. 

De qualquer forma, o tratamento busca incentivar o paciente a ter respostas emocionais. Pode ser através de mudanças simples no dia, uma caminhada ao ar livre, adotar um animal de estimação, ou aprender e se dedicar a um novo hobbie, por exemplo.

Porém, o tratamento completo vai depender muito sobre as causas que levaram o paciente a desenvolver o transtorno do desapego emocional. Em geral, o médico primeiro vai entrevistar e avaliar o paciente por meio de perguntas sobre os sentimentos e emoções que a pessoa vem tendo, assim como seus comportamentos e se houve algum acontecimento que pode ser conectado a mudanças de emoções. Cabe, então, ao profissional realizar essa avaliação e dar o diagnóstico.