O Pis é um direito do cidadão trabalhador que deve ser sacado na data estipulada pela Caixa Econômica Federal, saiba quais são seus benefícios e onde você pode saca-lo.

Pis o que é?

É um Programa de Integração Social criado pelo governo Federal para o trabalhador assalariado que poderá receber desde rendimentos a um salário extra no decorrer do ano no valor máximo de um salário mínimo.

Pis quem tem direito?

Qualquer pessoa com registro em carteira profissional que já tenha trabalhado pelo menos 5 anos e recebido até 2 salários mínimos no ano anterior.

Como obter o nº do PIS

O nº do PIS é fornecido pela 1ª vez junto com o 1º registro em carteira, e para receber seus benefícios é necessário fazer o cartão do cidadão. Benefícios estes que são sacar o fundo de garantia e receber auxílio-desemprego no caso de demissão.

Para consultar o saldo é preciso acessar o site da Caixa, ou ir a uma das agências da Caixa Econômica Federal, ou ir a uma das Casas Lotéricas, com o cartão cidadão em mãos. 

Para mais informações sobre como consultar o seu PIS Acesse: http://www.consultapis2013.com

Qual o valor pago pelo PIS

O trabalhador que recebeu mais de 2 salários mínimos por mês no ano anterior  tem direito de receber somente os rendimentos do PIS.

Já o trabalhador que recebeu menos de 2 salários mínimos por mês no ano anterior tem o direito de receber o valor de 1 salário mínimo vigente no país.

E quem trabalhou registrado apenas 1 mês?

O PIS paga os rendimentos inclusive para pessoas que trabalharam no ano anterior somente 1 mês,  com carteira assinada, e que receberam menos de 2 salários mínimos.

Como sacar o PIS?

Os rendimentos do PIS ou o abono salarial poderão ser sacados em quaisquer terminais da Caixa Econômica Federal, ou em qualquer Casa Lotérica na data estipulada, sendo necessário apresentar o cartão do cidadão junto com um documento de identificação.

A data estipulada para o recebimento varia conforme a data de nascimento do trabalhador e tem inicio no mês de julho.

Não tenho Cartão do Cidadão

Para quem não possui o Cartão do Cidadão é preciso levar um documento de identificação e um documento que comprove os direitos em uma agência bancária Caixa Econômica, onde será gerado um cartão na mesma hora.

Atenção

Fique atento ao calendário que pode ser encontrado na Caixa Econômica Federal e também nas Casas Lotéricas, pois o benefício não fica a disposição para o saque.