ferro cromoO ferro cromo é uma liga de cromo com 30 a 50% de ferro, que é usado para incorporar o cromo em aço. Ele é produzido em um forno elétrico usando minério de cromo, ferro ou minério de ferro e carvão, este carvão geralmente de antracite. No calor intenso o carbono reduz os óxidos de metal para a liga fundida, que é derramada em chapas.

A maioria dos minérios fundidos em um forno elétrico produzem metais que são saturados com carbono. No caso do ferro cromo, o ponto de saturação é aproximadamente de 9%, mas o teor de carbono real varia de acordo com a condição do minério e a composição do material. Por exemplo, com grumos, o minério refratário e um outro material que contenha a quantidade aproximadamente iguais de magnésia, alumínio e sílicio, um ferro cromo quando produzido, contém de 4 a 6% de carbono e menos do que 1,5% de silício. Este é um resultado das altas temperaturas geradas por um material viscoso, de um minério volumoso, que reage lentamente.

A indústria de ferro cromo em geral é composta por três valor de sistema: produtores de minério, produtores de ferro cromo e consumidor final.

No primeiro ponto, produtores de minério, a indústria é segmentada pelas características do minério, como o minério de grau refratário, minério de grau metalúrgico e minério químico.

Já os produtores de ferro cromo são divididos em grupo integrados na liga fundições e grupos independente liga fundições. E os consumidores finais de ferro cromo estão divididos em produtores primários de inoxidável, produtores de refratários e fundições e químicos.

Em alguns países são encontrados alguns desafios para a produção do ferro cromo, devido ao alto custo ara a sua produção. Como a tendência global do preços de ferro ligas é baixo, os produtores precisam diminuir os custos de produção globais para que possam manter a rentabilidade da indústria.