IMEI é uma sigla do inglês que significa Mobile Equipment Identity (fazendo uma tradução livre ficaria Identificação Internacional de Equipamento Móvel). Todo aparelho funcional possui a sua impressão digital (seria o IP dos computadores) inscrito em um banco de dados chamado EIR (Registro de Identidade de Equipamentos). De modo que, ajuda as operadoras a fazer a conferencia e as características físicas do produto (Tblat ou Celular) apresentado por um cliente batem com a especificação no EIR e verificar sua autenticidade.

Geralmente esse número está na caixa do aparelho, nota fiscal e na bateria do produto. Se você não tem a nota fiscal, e já se desfez da caixa do produto, não se preocupe você pode ter acesso ao número digitando *#06# como se fosse fazer uma chamada, todos os códigos irão aparecer na tela do aparelho.

Vivi até agora sem saber que existia o número IMEI, por que conhecer ele agora?

Esse número é muito importante, é por ele que as operadoras fazem o desbloqueio, para que você possa fazer a troca de chips quando bem entender.

Além disso, caso perca o aparelho ou seja roubado, você pode bloquear levando esse código até a operadora. O aparelho perde totalmente a utilidade e suas funcionalidades, e acaba virando um peso de papel.

Importante também ressaltar, que o número IMEI pode variar com o número de SIM CARD.

Perdi meu aparelho, ou fui assaltado, qual deve ser o procedimento?

Primeiro passo, abra um B. O. (Boletim de Ocorrência), informando se foi furto ou perca do aparelho. Nesse caso pode ser o online mesmo, se for em São Paulo a página é http://www.ssp.sp.gov.br/nbo/

Se for roubo (quando é usado de força para levar seu aparelho) precisa ser na própria delegacia.

Depois de disso informe sua operadora, bloqueie seu chip, para quem está com seu aparelho não conseguir mais fazer chamadas, e apresente o código IMEI com o B. O. em mãos, pois as operadoras precisam dele para efetuar o bloqueio.

Quando adquirir um aparelho novo, solicite a sua operado seu número antigo, por lei, ele deve ficar 120 dias parado antes de ficar à disposição a novos usuários.

Sempre é bom fazer o Backup (essa palavra é um termo inglês que tem o significado de cópia de segurança), assim você consegue recuperar seus dados, deixando a perca menos dolorosa.

Caso você consiga recuperar seu aparelho, com o B. O. em mãos, o aparelho e a nota fiscal, você consegue reverter esse processo.

Repassem esse artigo, quanto mais pessoas conhecerem e souberem sobre esse serviço, roubo e furto de celulares passará ser perca de tempo para os ladrões.