A palavra Física tem origem grega, que significa realidade e/ou natureza.

Física é a ciência que que estuda o universo e todas as leis que o movem.

Seus maiores contribuidores da história foram Galileu Galilei (1564-1642) foi um filósofo italiano com muitas contribuições na astronomia. Albert Einstein (1879-1955), teórico alemão da ciência, desenvolvedor da física contemporânea. Isaac Newton (1642-1726/7) é inglês e determinado como um dos melhores cientistas de todos os tempos, com muitos e grandes trabalhos na área da física clássica. Em atividade podemos lembrar do britânico Stephen Hawking seus maiores trabalhos estão ligados a Cosmologia Teórica. E um brasileiro Mário Schenberg (1914 — 1990) foi um físico, político e crítico de arte brasileiro, de origem judaica.

A física é fundamental em nossas vidas, pois ela atua na área da mecânica (Cinemática, Dinâmica, Estática, Hidrostática, Hidrodinâmica, Aerostática e Aerodinâmica), Termologia (Termodinâmica e Calorimetria), ondulatória, acústica, Óptica, Electromagnetismo (Magnetismo, Eletricidade e Física de Semicondutores), entre outros.

Podemos dividir basicamente a física basicamente em duas partes, a clássica e a moderna. Na clássica encontra-se todas as teorias do século XIX, abrange os princípios da mecânica, ondulatória, termodinâmica e magnetismo. A moderna tem as teorias e conceitos a partir do século XX, que seria a mecânica quântica, relativa e experimental (essas áreas estudam os fenômenos utilizando processos experimentais). Para completar falaremos sobre o Sistema Internacional de Unidades o (SI), são as unidades que foram padronizadas para ser igual no mundo inteiro, elas são sete unidades básicas, que passam pelas suas subdivisões.