"Costumamos imaginar que a felicidade é algo que vem de fora, depende de conseguir "sucesso na vida". Assim, ficamos com idéia ilusória de que um belo dia vamos encontrá-la por acaso ou alguém vai nos dar esse presente. Aí a nossa realização pessoal passa a depender de pré-requisitos como ficar rico, ter o carro do ano, emagrecer, encontrar um amor ideal. Cada uma dessas condições acaba virando uma promessa que fazemos para nós mesmos. E, logo elas se tornam desculpas para justificar o atual estado de insatisfação.
Acontece que a eternidade é agora. Dizer coisas como "só vou ser feliz no dia em que..." é iludir a si mesmo. Jogar essa possibilidade para um futuro incerto. No fundo, significa se afastar cada vez mais dela.
A felicidade é a conquista de um patamar de consciência que nos introduz no fluído amoroso da vida. É compreender que recebemos essa existência para aprender e não para exigir o que merecemos que ocorra. Nossa evolução depende das atitudes que tomamos diante de cada acontecimento. A garra em nos ajustarmos às leis da vida permite que nos conduz à felicidade. Isso está inteiramente em nossas mãos, em nosso coração.
Ter fama, riqueza, poder e outras conquistas tão valiosas na nossa cultura não significa necessariamente ser feliz. E tanto isso é verdade que já ouvi várias pessoas muito bem-sucedidas falarem "eu tenho tudo o que desejei, mas não sou feliz". Esses são casos em que as metas externas foram alcançadas, mas a conclusão é de que ficou faltando o principal. Essa sensação de vazio vem a ser justamente o oposto da felicidade. Para usar um exemplo radical, acho perfeitamente possível alguém passar fome e ser feliz.
A felicidade é a consciência da plenitude. Não é o fim e sim o principio, não é a conseqüência e sim a causa. Por isso, em vez de pensar "no dia que eu ter tal coisa vou ser feliz", eu proponho que sejamos felizes para que as coisas boas possam acontecer. Quem é infeliz simplesmente não enxerga tudo o que há de maravilhoso dentro de si mesmo, da natureza e nos outros.
Alcançar a felicidade, no entanto, não significa ter uma garantia de que todos os problemas deixarão de existir. Os momentos tristes, de raiva e de depressão continuam acontecendo, mas é possível passar por eles com serenidade. E, melhor ainda, usar o "lado ruim" da vida como estímulo para se tornar uma pessoa melhor. Os problemas, embora incômodos, são oportunidades valiosas. Sem eles não há caos, sem caos não há dinâmica e, se não houvesse dinâmica no universo, jamais teríamos chegado até aqui.
Felicidade é amor.