Tem havido uma grande quantidade de atenção dada ao tema  empreendedorismo ao longo dos últimos anos, decorrente principalmente a partir da descoberta, por analistas econômicos, que as pequenas empresas contribuem consideravelmente para o crescimento económico  de um país.

Além disso, muitas pessoas têm escolhido carreiras empreendedoras, pois isso parece oferecer maiores recompensas econômicas e psicológicas do que a rotina de um trabalho assalariado. Programas, como o SEBRAE, se esforçam para identificar potenciais empresários de dentro da sociedade e, em certa medida, ensinar o empreendedorismo.

No entanto, apesar de toda a discussão e atenção dada a esta questão, uma pergunta deve ser feita: o que é o empreendedorismo?

O que é Empreendedorismo?

Muitas definições de empreendedorismo podem ser encontrada em livros e na internet. A mais antiga definição de empreendedorismo, que data do século XVIII, usou-o como um termo econômico que descreve o processo de carregar o risco de comprar a determinado preço e vender a preço incerto.

Outros, mais tarde, ampliaram a definição para incluir o conceito de reunir os fatores de produção. Esta definição levou a questionar se havia alguma função empreendedora única ou se se tratava de uma única forma de gestão.

No início deste século, o conceito de inovação foi adicionado à definição de empresário. Esta novidade pode ser a inovação de processos, inovação de mercado, inovação de produto, inovação fator, e até mesmo a inovação organizacional.

Outras definições, mais tarde,  descreveram o empreendedorismo como envolvendo a criação de novas empresas e que o empresário é o fundador.

Um esforço considerável foi feito para tentar entender as fontes psicológicos e sociológicos do empreendedorismo. Estes estudos têm notado algumas características comuns entre os empresários com relação à necessidade de realização, modo de visão, orientação em direção intuitiva ao invés de pensar “muito sensato”, e propensão a assunção de riscos.

Além disso, muitos têm comentado sobre o comum, mas não universal, linha de privação de infância, o que o força a querer compensar o tempo perdido.

Como base no exposto, podemos ter um início da definição de empreendedorismo. No entanto, um estudo detalhado tanto da literatura e exemplos reais do empreendimento tendem a fazer uma definição mais difícil, se não impossível.