Se você está sonhando com um automóvel seminovo, depois do test drive e antes de fechar a negociação, lembre-se de consultar o Renavam do veículo. O Renavam é como o número de identidade do carro. Trata-se de um numero de onze dígitos que você pode encontrar na documentação do automóvel.

Saiba que é dever do vendedor apresentar esse número a você. Se isso não for feito de imediato, você tem o direito e o dever de solicitar que isso seja feito, mesmo que você seja um comprador de primeira viagem. Com essa informação em mãos, basta que você acesse sites idôneos, como o do Detran do seu estado, e procure a página específica de dados do Renavam.

Desde motos até caminhões ou tratores, todos os veículos automotores possuem esse código, mesmo os rurais. Esse número nunca muda, mesmo quando o carro muda de dono. É esse registro que apresenta futuro comprador a situação real do veículo. Ou seja, apresenta qualquer pendência, seja com pesquisa de multas, pagamentos de IPVA, licenciamento do veículo e outros tipos de irregularidades que possam existir.

Fazer a consulta de Renavam evita dores de cabeça no futuro, pois um carro irregular pode ser até mesmo apreendido até que o dono – ou seja, você – quite todas as contendas. Se o vendedor não apresentar o registro ou der qualquer desculpa, desconfie. Se não puder realizar a pesquisa por conta própria, o melhor é desistir do negócio e procurar outro carro. Não vale a pena se arriscar e se arrepender depois.

Lembre-se que um carro que é oferecido muito abaixo do preço de mercado pode ter mais do que um motor ruim. Irregularidades que digam respeito aos órgãos de fiscalização são preocupações que todo motorista deve ter. Fique atento e use das ferramentas de pesquisa disponíveis para não cair em armadilhas.