Para ser um agente de combate ás endemias, primeiramente você precisa prestar um concurso da sua cidade, região, estado. Depois sendo chamado para assumir o cargo, você passa por diversas capacitações, para estar bem ciente do assunto.

O agente de combate ás endemias, trabalha com a doença que está no auge do momento. Prevenindo, orientando, e levando para o laboratório, possíveis vetores, para que seja feita a análise e decretada ou não a doença.

O agente precisa entrar nas residências, conversar com o morador, passar as informações, estar em contato com a UBS de todos os bairros da cidade, para verificar se há algum surto, ou hipótese de caso suspeito, para poder trabalhar diretamente na área infectada e nos próximos 200 metros dela. 

O trabalho não é fácil, e pior ainda é o fato de que muitas pessoas não deixam o agente entrar em suas casas. É perigoso deixar alguém estranho entrar, sim, com certeza, mas para sua segurança observe os seguintes itens:

- Uniforme, de preferência nomeado, Prefeitura Municipal e o nome da cidade em que se encontra, Secretaria da saúde, vigilância Ambiental.

- Estar portando uma bolsa (com a mesma identificação do uniforme), com seu material de trabalho, que consiste em, lanterna, concha, martelo, vasilhas, pipetas, caneta, lápis, fichas de visita, uma caderneta para anotação, contendo o mapa do bairro, Folders explicativos, e principalmente seu crachá com foto, e identificação. Tendo tudo isso, não é necessário que a visita seja recusada, pelo bem da saúde do morador, vizinhos e familiares, aceite a visita, mostre sua caixa d'água, ralos, piscina quando tiver, plantas, e outros depósitos armazenadores de água.

 O foco da doença em 2015 e 2016, está relacionado ao controle da dengue, porém também são inspecionados, outros transmissores de doenças, como ratos, aranhas, morcegos e animais peçonhentos.  Para isso existe um setor específico no setor de Vigilância Ambiental, para o qual são encaminhados diretamente, quando houver estas situações.

 Cuidados que você precisa ter para não atrair este tipo de transmissor, ou possíveis doenças: 

 Manter ralos, caixas d'água, e frestas, de portas e  janelas bem tapadas,

Fazer a limpeza da caixa d'água anualmente,

Não deixar expostos materiais que possam acumular sujeira, ou água, 

Trocar a água do seu animal diariamente, e escovar os depósitos de alimentos semanalmente,

Não deixar lixo espalhado, ou sujeira, como farelos, no pátio ou dependências da casa,

Manter o pátio limpo, e a casa bem arejada, e sem acúmulos ou entulhos. 

 Você também pode fazer uma denúncia, caso verifique alguma situação perigosa.

Através do telefone 156 para Caxias do Sul - RS, ou diretamente com a Prefeitura da sua cidade

escrito por Juliana Oliveira.