O dia do lixo (também chamado de dia livre) é um importante componente de algumas dietas – sendo uma das cinco regras da dieta Slow Carb, e um dos princípios por trás das “refeições de gala” da Dieta Nova Dukan.

E quase todos que adotam esse conceito não querem mais abrir mão dele.

Afinal, não é toda dieta que traz emagrecimento ao mesmo tempo em que te permite comer tudo o que quiser, na quantidade que quiser, todas as semanas.

Porém, muitos ainda têm dúvidas quanto aos motivos pelos quais o dia do lixo funciona.

Mas o que acontece com seu corpo quando você faz dieta? Quando você faz dieta você diminui significativamente o número de calorias ingeridas ao longo de alguns dias.

E a ingestão calórica está muito ligada à secreção de leptina a que, por sua vez, é um hormônio muito importante.
Importante especialmente neste nosso contexto de emagrecimento, porque uma de suas funções é auxiliar no controle da glândula tireoide, que é uma glândula fundamental para sua habilidade de emagrecer.

Sendo assim, para evitar estagnação no seu emagrecimento, precisamos assegurar uma subida nos níveis de leptina corriqueiramente.

E a melhor maneira de fazer isso é inacreditável de tão boa: você reserva um dia inteiro por semana para comer tudo o que você quiser. Seu nutricionista pode denominar isso de “realimentação estratégica”,”refeed de carboidratos”, ou simplesmente "dia do lixo".

Então, esse tal “dia do lixo” aumenta seus níveis de leptina, o que te auxilia a voltar a queimar gordura.
Isso significa que você acaba emagrecendo mais do que se não fizesse o dia do lixo!

Logo, o impacto hormonal do dia do lixo contrabalanceia o que você come, de tal modo que os benefícios são maiores do que se você o evitasse.

Não deixe de experimentar e colher os benefícios de um belo dia do lixo!