Conheça um pouco mais a seguir sobre esta nova tecnologia e a nova mídia que pouco a pouco vem dominando o mercado de filmes e de alta definição.

Os discos vem cada vez mais sendo utilizados como principal tipo de mídia de armazenamento de informações por muitas décadas, a tecnologia com isto passou pelos discos de vinil, disquetes, discos rígidos e ainda os atuais discos ópticos. A grande novidade está no bluray que é o mais novo tipo de mídia óptica que promete desbancar para sempre o DVD.

Conheça um pouco mais do bluray e saiba porque ele é o mais novo rei dos discos.

A criação do disco de bluray começou ainda no ano 2000, levando em conta diversas marcas que queriam patrocinar a tecnologia e grandes empresas de eletrônicos, dentre eles podemos citar a Sony, Panasonic, LG, Philips e Samsung, entre várias outras empresas. Com o passar do tempo o grupo acabou sendo nomeado com o chamado “Blu-Ray Disc Association” permitindo assim a entrada de grandes nomes de peso do mercado para a criação dos filmes com a tecnologia.

A grande meta existente do projeto era procurar suprir um mercado através de um novo padrão de disco com uma maior qualidade e que pudesse também armazenar uma maior quantidade de dados, algo que fosse muito superior ao padrão do DVD levando em conta a possível demanda existente para os conteúdos de alta definição. Podemos citar que o primeiro produto que foi comercializado neste sentido viria a partir de 2006 com o primeiro leitor de bluray da Sony.

Por toda esta época o dvd bluray tinha um concorrente além do DVD o chamado HD DVD. Houve então uma grande competição para quem iria ocupar o lugar da tecnologia, os próprios consumidores ficaram em um primeiro momento um tanto quanto receosos para comprar estes discos e pouco depois o bluray começou a ter um grande crédito e aos poucos começou também a ser bastante procurado no mercado. O sucesso dos discos se consolidou principalmente com o surgimento do PlayStation 3 da Sony que usa a tecnologia como mídia.