O que é a teoria construtivista. 

É uma epistemologia dialética da teoria do conhecimento, que se fundamenta basicamente na dialética das relações entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido, a questão obviamente do mundo exterior do saber.

O que significa que a razão é ao mesmo tempo o que estrutura o real e deixa ser estruturado por ele, como se existisse certa proporcionalidade nessa relação, o sujeito produz conhecimento, mas condiciona-se pelo conhecimento produzido.

Essa questão epistemológica foi inicialmente colocada com certa propriedade por Bachelard para determinar o mecanismo do conhecimento.

 O objeto não apresenta simplesmente ao sujeito, sem problematização, isso significa que o sujeito só é ele mesmo numa relação dialética com objeto, do mesmo modo seu oposto.

O que significa que o objeto não é um dado objetivo em si mesmo, evidente por sua natureza, não existe essa etimologia no campo da pesquisa científica, seja qual for à natureza da pesquisa, método indutivo empírico ou dedutivo.

O que se pode dizer que o objeto não está por outro lado, isento das implicações teóricas, porque o mundo das ciências são formulações de teorias.

Mas o resultado de cada formulação é uma construção, o que se denomina de constructo,  algo essencialmente construído.

Tudo é pensado elaborado em razão de algum motivo teórico, que necessariamente terá que ser verificado a interrogações metodológicas.

O fundamento real da questão sempre colocada pelo sujeito, nesse aspecto que é construtivista toda teoria do conhecimento que não aceita naturalmente que o objeto seja apenas um produto do pensamento.

Ou por outro lado, que não tem a crença que objeto apresenta na sua totalidade, essa perspectiva é meramente especulativa, intuito metafísico.

  A análise do objeto é construída, o sujeito vai até ao objeto, mas a partir desse momento existe uma relação dialética.   

Apesar de Piaget ser um construtivista, a sua epistemologia é um pouco diferenciada,  por ser interacionista,  o sujeito do conhecimento estabelece relações com objeto, mas rejeita pelo menos em parte as hipóteses do empirismo.

O que significa essas explicações, os conhecimentos epistemológicos não significam simples reflexos do real, pois os mesmos resultam das atividades dos sujeitos que organizam em suas estruturas epistemológicas com os dados recebidos dos objetos, com a finalidade de entendê-los e formalizar suas hipóteses, comprovada ou não.

Na lógica ou na Matemática, uma teoria só poderá ser construtivista, quando entende que os objetos tratados, quando os mesmos em referência podem provar suas existências, isso porque em suas essências são ciências formais.

Com efeito, sendo desse modo uma hipótese só pode ser verdadeira, se for possível construir uma prova da sua verdade.

Negam conseguintemente teorias segundo as quais as formulações platônicas, como objetos  da matemática como se fosse evidentes por si mesmas em suas exatidões, de formas autônomas fora de suas apreensões.

 Tais quais dois mais dois iguais a quatro,  essa formulação poderia ser cinco, é uma questão convencional, como um determinado homem poderia chamar Pedro, mas seu real nome é Antônio, o que não muda em nada na natureza da sua essência.

Edjar Dias de Vasconcelos.