O QUE É A SOLIDÃO

Por que nos sentimos só, quer estejamos fisicamente sós ou no meio de uma multidão de desconhecidos ou de conhecidos? Por que estamos sempre procurando algo que não sabemos o que é e nem sabemos onde está? Por que a sensação de que está faltando um pedaço de nós ou que algo está se acabando em nós, ou que algo está nos atingindo e fazendo com que nos sintamos sós?

Como é possível sentirmos falta de algo que nunca tivemos e nem sabemos (pelo menos parece) o que é? Se somos apenas carne e osso e uma energia (necessariamente inteligente) que morre junto com o corpo, como é que podemos ter estas sensações?

Será que existe uma energia externa tentando nos penetrar, se juntar a nós, fazer parte de nós? Será que temos medo de nos abrirmos a ela? Ou será que não conseguimos nos abrirmos a ela, ou não sabemos como? Que energia seria essa?

Só pode ser de dois tipos: uma energia inteligente ou uma energia bruta. Se for uma energia bruta então ela atinge algo em nós (no cérebro ou não) que causa o sentimento de solidão. Então temos um “botãozinho” da solidão (e um monte mais de botõezinhos, talvez até um de autodestruição!). Por que essa energia afeta umas pessoas e não afeta outras? Ou ela é seletiva ou alguns são imunes (mais fortes que outros). Se ela for seletiva então ela não é bruta, é inteligente (e má.). Fica então uma única possibilidade: algumas pessoas são mais fortes (emocionalmente) que outras. Então:

A SOLIDÃO É CAUSADA POR UMA ENERGIA BRUTA EXTERNA.

CURA: FORTALECER-SE EMOCIONALMENTE

Se for uma energia inteligente, ela tem que ser boa, senão seria como uma energia bruta. Sendo boa, então ela quer nos dizer algo, nos mostrar algo. Tentemos ouvi-la. Se não conseguirmos, então é uma energia bruta. Daí:

A SOLIDÃO É CAUSADA POR UMA ENERGIA EXTERNA INTELIGENTE

CURA: OUÇA-A

Agora, a última possibilidade e a mais provável: Será que a solidão é causada por uma energia interna que faz parte de nós?

Mas, por que estamos dizendo “uma energia interna” e “nós”? Não podemos fazer esta separação, senão a energia será externa, não interna. Certo. Então, a causa da solidão faz parte de nós.

De novo: O que é se sentir só? Se sentir só é sentir falta de algo que não sabemos o que é. Se soubermos o que é então não é solidão, é saudade que, na verdade, deixa um pouco de solidão.

Ora, uma impressão real tem que ter sido causada por algo real. Se sentimos falta de algo, essa impressão é real e esse algo TEM QUE TER EXISTIDO!!! Simplesmente não conseguimos nos lembrar, mas o “buraco” ficou. Isto podemos ver (sentir).

Isso só nos leva a duas únicas possibilidades:

  • Tivemos uma experiência em nossa vida que foi muito feliz e aprazível mas que não conseguimos nos lembrar, apesar das impressões continuarem (ação e reação);
  • Tivemos uma experiência EM CADA UMA DE NOSSAS VIDAS ANTERIORES que foi muito feliz e aprazível mas que não conseguimos nos lembrar, APESAR DAS IMPRESSÕES CONTINUAREM (ação e reação).

Qual das duas possibilidades você escolheria?

Na primeira pode ser que você consiga se lembrar e o seu “buraco” será preenchido e a solidão acaba. Só que, para isso, além de se lembrar, você tem que repetir a experiência. Depois, conseguindo ou não, tudo se acaba. Você é que vai preencher um “buraco”. O buraco da solidão extrema, em que a energia morre junto com o corpo.

Por que a segunda possibilidade é tão consoladora a ponto de acabar com a solidão só pelo fato de acreditarmos nela? Porque temos a certeza que vamos nos lembrar; porque ficamos com a certeza que viveremos vidas posteriores e que teremos, então, a chance de repetir aquelas experiências aprazíveis ou ter outras melhores ainda.

Como não temos certeza ainda de qual possibilidade é a verdadeira, temos, pelo menos, a certeza que podemos escolher, e escolher a segunda possibilidade é fazer um exercício de fortalecimento emocional e se curar da solidão.

Brasilio 06/03/2000.