O QUE É A SALVAÇÃO?
(Texto-base: João 3:14-16)

A salvação é um presente de Deus embrulhado em um papel molhado de sangue, suor e lágrimas. A salvação é uma cruz para eu carregar durante o dia e me deitar sobre ela durante a noite, meditando no amor de Jesus (Mt 16:24). A salvação é saber que Ele morreu como a única esperança de salvação (At 4:12).
A salvação é a Cruz, um instrumento de vergonha e tortura que trouxe esperança para um mundo de dor, perda, medo e desespero (Hb 12:2). A salvação é para você que se sente perdido e no olho de um furacão. Não esqueça do abrigo da Cruz, e do Pai do Perdão, que é Jesus Cristo. A Cruz é a base e o alicerce, para recomeçar e nunca mais tombar (Gl 6:14).
A salvação é saber que Deus amou tanto o homem que o Seu Filho Único, para que todo aquele que nEle acredita não morra, mas tenha a vida eterna (Jo 3:16). A salvação é Cristo atravessando o universo para buscar e salvar o perdido (Lc 19:10).
A salvação é Deus mergulhando nas profundezas da lama humilhante do pecado, para resgatar muito mais do que milhões do abismo da ruína, alcançando as maiores profundidades da angústia e miséria humana (Mt 25: 34-46), e vestindo os resgatados com roupas sem nenhuma mancha, para cantarem de alegria ao lado de anjos que nunca caíram (Ap 3:5). 
A salvação é saber que "quem salva uma vida salva o mundo inteiro" e entender que não podemos seguir a Cristo, a menos que estejamos dispostos a carregar a cruz a cada passo.
A salvação é saber que não existe nada maior do que o Filho de Deus sobre a Cruz para recuperar aquele que está totalmente perdido. A salvação é Jesus sendo erguido na cruz (João 12:32) e se tornando maldito como uma serpente para que você tenha a benção de um Rei (Gl 3:13). A salvação é entender que ele recebeu o tratamento que nós merecíamos, para que recebêssemos o tratamento a que Ele tinha direito. 
A salvação é a Cruz, formando uma ponte na beira do abismo. A argamassa desta ponte é o sangue de Deus e por isso ela nunca será destruída. Do outro lado da ponte, naquele dia, o Grande Dia, o Pai estará nos portões do Céu, esperando, para nos receber e nos levar de volta para a nossa verdadeira casa (Jo 14:1-3).
A salvação sou eu e é você, atravessando os portais da cidade santa e deixando as coroas de ouro aos pés de Jesus Cristo (Ap 4:10,11). Porque Ele deu a vitória, porque Ele executou o plano da salvação, porque Ele deu a vida pelos seus amigos (Jo 15:13), porque Ele ama até o fim (Jo 13:1), porque Ele deixou o seu palácio de glória infinita para salvar, mesmo que seja apenas um homem. 
Finalmente, a salvação é entender que uma pessoa vale mais do que o mundo inteiro. Por uma pessoa Jesus Cristo teria sofrido toda a agonia do Calvário, para que ela pudesse estar salva em Seu reino. Lembre-se de que, se preciso for, o Senhor enviará todo o exército de anjos do céu para amparar você. Não entendemos completamente os momentos de infelicidade, mas a certeza de um amor infinito à nossa disposição vem de uma fonte a jorrar da Cruz para a eternidade. Não esqueça que Ele, o Senhor dos exércitos, ama você. 


Fontes:
Nisto Cremos [Ed. 2003], p. 68.
Obreiros Evangélicos, p. 315. 
O Desejado de Todas as Nações, p. 25. 
O Grande Conflito, p. 415.
Review and Herald, 3 de maio de 1892.
Review and Herald, 5 de maio de 1891.
Signs of the Times, 23 de junho de 1898. 
Signs of the Times, 24 de setembro de 1902
Talmude 4:9.
The Ellen G. White 1888 Materials, p. 1543.
The Ellen G. White 1888 Materials, p. 128.