O QUE É A MALDADE

O que leva alguém a adulterar um produto para ganhar mais dinheiro, seja um fabricante, empreiteiro ou um consumidor que troca etiquetas em supermercados?

O que leva um comerciante a comprar um produto por um preço e revendê-lo por cinco ou dez vezes aquele mesmo preço? O que passa pela cabeça dele?

O que passa pela cabeça dele é a mesma coisa que passa pela cabeça daquele que adultera um produto ou troca etiquetas, só que, nestes últimos casos, as consequências podem ser bem mais sérias. Independentemente da posição financeira da pessoa, o objetivo é satisfazer a gana de conseguir muito com pouco. É uma espécie de desejo mórbido. Apesar de saber que nada do que ele obteve ilicitamente vai poder atravessar com ele a fronteira entre a vida e a morte, isso não refreia aquele desejo. O saber que vai morrer é consciente sim, mas a pessoa coloca isso numa situação inconsciente.

Nenhum deles, nenhum mesmo, se colocaria no lugar da parte prejudicada. Nada de fazer aos outros aquilo que queres que te façam. Maldade.

O que leva alguém e fazer uma promessa que sabe que não vai cumprir? Para se livrar logo daquele a quem faz a promessa. Muitos se livram mesmo, literalmente, como os bandidos que prometem à vítima que não vão matá-las. Falsear uma promessa é a mesma coisa que matar a “vítima”. Maldade.

Por que a maioria dos motoristas em algumas cidades nunca te dão passagem? Alguém disse uma vez que o que te vê em seguida, acha que você acabou de chegar ali no entroncamento e, então, espera que o motorista que vem atrás dele vai te dar passagem. Então, o segundo pensa isso do terceiro, que pensa do quarto e assim por diante, e você nunca passa. Mas, não é isso, com certeza. A verdade é que você vai atrapalhá-lo a chegar rápido onde ele se dirige. Dar passagem a você é como andar para trás, não importa se vai gastar apenas 5 segundos, para ele parecerá muito mais. Não importa se lá na frente há um semáforo que vai bloqueá-lo por dois minutos ou mais. Ele não vê isso. Vê você ali tentando bloqueá-lo. Maldade.

Por que o mesmo motorista, ao ver a porta de teu carro entreaberta, te avisa disso? Ele está preocupado com a possibilidade da porta de teu carro se abrir e alguém cair de dentro de teu carro ou com a possibilidade de outros motoristas se assustarem se a porta abrir e ocorrer um grande acidente? Conscientemente ou não, são as duas coisas. Um ataque de bondade que vai acabar logo que você der uma fechada nele mais à frente. Ele supõe que você sabe dirigir, fechou-o de propósito e é um mal-agradecido.

O que leva uma indústria farmacêutica a não distribuir um remédio definitivo para certas doenças, apesar de ter a fórmula de tal remédio? Ganância. Maldade.

A desculpa é que muita gente perderia o emprego em todo e qualquer tipo de empresas relacionadas a medicamentos, inclusive o dono da indústria farmacêutica. Sim, é verdade, mas, por outro lado, muita gente seria salva e ficaria em condições de trabalhar e estudar.

O que leva um flanelinha a quem você não deu dinheiro a arranhar teu carro? Ele se põe como dono da área e vê você como alguém que está solicitando os serviços dele, quer você queira, quer não queira. Se você não pagar pelos serviços você se torna um gatuno e deve ser punido por isso. Como ele não tem autoridade para te enfrentar, e sabe disso, te pune arranhando teu carro sem que você perceba. Maldade.

Por que o governo é rápido em te cobrar impostos e lento em te pagar? O mesmo processo que ele usa para saber quem deve lhe diz também a quem ele deve. A quantidade de dinheiro que vem de cada um para ele é pouca, mas quanto mais acumular, maior será a quantia. Porém, a quantidade que tem que sair dele é muito grande. Por isso, ele demora um tempo suficiente para ganhar mais em cima daquela futura devolução através de aplicações no mercado. Maldade.

Por que as instituições financeiras (bancos) não remuneram você pelo teu dinheiro lá depositado? A única garantia que você tem é que teu dinheiro vai estar lá quando você precisar, mas é sempre a quantia que entrou ou o que restou de tuas movimentações. Do mesmo modo que o governo, os bancos aplicam a imensa quantidade de dinheiro dos clientes e remuneram a si mesmos com teu dinheiro, ou seja, você empresta teu dinheiro a juros zero. Eles precisam ficar com os 100% da remuneração? Acho que não. Maldade.

Por que a maioria dos remédios só fazem efeito temporário ou, às vezes, efeito nenhum? Além do fato de duas pessoas com a mesma doença obterem efeitos diferentes do remédio, uma se curando e outra não, se todo remédio passar a funcionar, você vai parar de comprá-lo e a indústria farmacêutica vai ter que fechar. Maldade.

Quem é mau é violento? Quem é violento é mau? Sim e sim. No segundo caso uma coisa leva à outra. No primeiro caso, há vários tipos de violência, até através de pensamentos, desejos.

É possível agir com maldade sem saber? Sim, quando você rotula negativamente alguém que você vê pela primeira vez, mais por temor do que por uma antipatia “natural”, principalmente hoje em dia, onde a maldade tem imperado.

É possível ser mau consigo mesmo? Sim, ter medo de buscar teus sonhos, teus desejos, se apequenar diante de qualquer situação, se agigantar além de teus limites e dos limites dos outros seres, etc.

Se alguém te pede esmola e você recusa, você está sendo mau? Nos dias de hoje, dá-se esmola mais por temor (“deixa eu dar a esmola, assim ele vai embora daqui e a ameaça que sinto também vai”) do que por perceber a necessidade da pessoa. Se você consegue perceber a necessidade e não dá, sim, você foi mau; se você consegue perceber que não é necessidade, não, você não é mau.

A questão é: como perceber? No meu caso, eu percebo antes de o pedinte me pedir, quando isso pode acontecer. Se ele já pediu, ou não dou ou dou para me livrar. É uma questão de momento, não tem fórmula.

Se alguém te ofende verbalmente e você revida, você está sendo mau? O ofensor está sendo mau? O ofensor pode estar enganado e está sendo mau sem o saber. Se você souber que ele está enganado e que apenas não sabe disso e você revida, você estará sendo mau. Se você não souber, ele é que está sendo mau, sabendo ou não que está enganado. Você tem que revidar, dentro de limites que não te tornem mau.

Se alguém te acusa de algo que você não fez, ele está sendo mau? É o mesmo caso acima, só que sem revide.

O homem deveria ser o menos mau dos animais, pois ele sabe discernir entre o que é maldade e o que não é. Quando um animal mata outro, o faz por causa de uma necessidade, seja para defender sua casa, para conseguir sua alimentação ou defender sua própria vida. Eles não conhecem a ganância, o egoísmo, a indiferença. O homem mata por estas coisas que não lhe trazem benefício algum, além de matar para defender sua casa e sua própria vida. Isso é justo. Mas não precisa matar por simples necessidades ou para conseguir sua alimentação, porém, muitos o fazem.

Falta muito para a maioria dos homens alcançarem o nível moral dos animais, pois, a ferramenta deles ainda é a maldade, a qual nem conseguem justificar, porque não existem justificativas.

Justificativa tem a ver com Justiça, mas, até aqueles designados para cuidarem desta, a usam em benefício próprio, tornando-a em maldade e tirando-lhe o sentido de justeza.

Brasilio/2006.