O que é a Cultura Geek que todos falam?

Atualmente é muito comum vermos as pessoas falando de uma tal de "Cultura Geek", porém a maioria das pessoas não entende muito esse termo, e ficam perdidos se perguntando, o que é um Geek?  da onde vieram? e pra onde vão?

Cultura: é um conjunto de valores, ideias, leis, artes, religiões e costumes de um povo.

Geek: é uma palavra que tem sua terminologia na palavra inglesa fool que quer dizer tolo ou bobo.

Nas décadas de 80 e 90 os geeks eram conhecidos como Nerds, que geralmente eram motivo de chacota e ridicularizados pelas pessoas, eram classificados como estranhos. Geralmente ficavam isolados e criavam seus nichos específicos, não eram populares, péssimo nos esportes e em se relacionar com outras pessoas.

Os Nerds eram pessoas que se reuniam em Nichos específicos para debater suas áreas de interesse que podiam ser: Animes, mangás, games, jogos de rpg, jogos diversos, computadores, filmes de sci-fi, hqs, etc. Com o passar do tempo os empresários de vários setores começaram a enxergar um público e investirem nesse  mercado, os fãs desses nichos eram grandes consumidores e isso acarretou numa mudança das propagandas e no oferecimento de serviços específicos.  O avanço da tecnologia em especial a popularização da internet facilitou a comunicação entre os Nerds, fóruns na internet, bate papos, Msn, Redes Sociais começaram a ser ferramentas de debates.

A partir desse ponto é que os Nerds passaram a ser considerados Geeks, de uma maneira simples o Geek é um Nerd com vida social, eles interagem com as pessoas e não ficam mais isolados. Os Geeks se interessam por tudo relacionado a tecnologia.

Segundo uma pesquisa realizada em 2014 pelo grupo Omelete com 12 mil entrevistados, o publico Geek lidera o consumo de Streaming e Video on demand correspondendo a 50,3 %.  Utilizam a tecnologia para devices e outros fins, 94% fazem compras pela internet, 26% ficam online todo o tempo, 85,8 % possuem smartphone. Como essa pesquisa nos mostra o publico geek é altamente tecnológico e muito dedicado a sua área de interesse.

Atualmente o mercado já reconhece os Geeks, sendo que estes são responsáveis por uma parcela significativa no consumo de produtos, o preconceito diminuiu e não é estranho afirmar que a cultura geek veio para ficar. Todos as pessoas hoje tem um lado Geek, um exemplo disso são os filmes da Marvel que são um sucesso de publíco, jogos de videogame que vendem milhões de cópias em menos de um mês, etc.

Espero que tenham gostado do artigo e que ele tenha sido util, nos vemos novamente no próximo artigo.

https://lista-animes.blogspot.com.br/