O QUE É A CABALA

A antiga ciência dos judeus ou hebreus tem em seus princípios muitas aplicações. Uma das quais é desvendar (tirar a venda) ou descobrir (des + cobrir) alguma coisa através da busca do significado das palavras.

Como antigamente todo mundo andava a cavalo, buscou-se no verbo ?cabalar? (cavalgar) a denominação para o ato de interpretar os mistérios da vida e da natureza.

Se alguém for buscar o significado de Cabala (cabalus = palavra), vai encontrar: "ciência interpretativa da bíblia ou dos mistérios divinos" ou algo nesse sentido. Mas, partindo do princípio de que todos os mistérios têm origem divina, então, interpretar os mistérios também está correto.

Mas dizíamos que, para desvendar mistérios, a cabala é o instrumento de que nos servimos, primeiro buscando a origem e depois o significado das palavras.

Como não contamos mais em nossas escolas com o ensino de latim e grego, conseqüentemente perdemos o ?fio da meada? que nos ajudaria a descobrir o significado de muitas palavras ou expressões.

Assim, ficamos perdidos num ?emaranhado de palavras? ou no meio de uma ?manada de cavalos (cabalus = palavras)?.

Portanto, vamos começar por investigar com os meios de que dispomos a origem e o significado de toda e qualquer palavra que se preste a isso.

Por exemplo: Paciência. A palavra paciência é composta de duas outras: Paz e Ciência.

E assim podemos ir cabalando ou decompondo as palavras em seus elementos formadores. Nem todas as palavras, entretanto, se apresentam com esses elementos claramente definidos, como em ?paciência? e ?felicidade? (feliz+idade).

Nos idiomas românicos ou latinos (dos povos colonizados pelos romanos), como é o caso do português, do italiano, do espanhol e do grego atual, as palavras podem vir acompanhadas de afixos (prefixos e sufixos) e de outros elementos mórficos ou de radicais originários dessas línguas que nos ajudam a entender o seu significado.

Exemplos: PREJULGAR (PRE-JULG-AR = julgar antecipadamente), INCOMODAR (IN-COMOD-AR = tirar o cômodo ou o conforto a), DESPRECIO (DES-PRECIO, des-preço, des-prezo, sem preço, de desprezar ou tirar o preço ou o valor); AGRICULTURA (palavra composta do radical latino AGRI = campo + cultura = cultura ou cultivo do campo); FARMACOLOGIA (palavra composta dos radicais gregos FARMACO = medicamento + LOGIA ou LOGOS = estudo, tratado, ciência, conhecimento), etc., onde, conhecendo o significado dos afixos, dos radicais (que antes eram ensinados nas escolas) e das demais palavras às quais vêm ligados, deduzimos facilmente o significado atual de uma palavra (vocábulo) sem precisar consultar o dicionário.

Este é o uso mais simples, livre e prático da cabala dos antigos, quando todos sabiam cavalgar (andar a cavalo) ou cabalar.
Luciano Machado