Foi nos anos oitenta, quando fundávamos o PT em Capinzal (SC) que aprendi a admirar o Lula. Quantas bandeiras carregadas, passeatas, discussões, panfletagens e tudo que um bom militante pode fazer. Ah se a minha ‘rural willys’ falasse!

            Contudo, passou o tempo, este partido assumiu inúmeros cargos e conseguiu chegar até a presidência da República, obtendo o poder máximo da nação. Infelizmente, apesar de alguns avanços em relação aos mais pobres, os integrantes deste partido, assim como grande parte das demais agremiações políticas, além de lambuzar-se com o poder, perseguiram os seus adversários, portanto, não conseguiram fazer a diferença.

            Na quarta-feira, 24 de janeiro, em Porto Alegre, tentando escapar da decisão de Sérgio Moro, Lula vê validada e aumentada sua sentença, mas continuou, junto com seu partido, demonstrando arrogância. Os treze anos da permanência deste partido junto ao poder foram suficiente para perceber que além de não fazer a diferença, fez inúmeras negociatas para permanecer neste poder, inclusive com o PMDB, trazendo Temer como vice de Dilma.

            Realmente o PT não tem vergonha, após ver seu líder, labuzado em meio à justiça, querem afirmar que tudo se trata de ‘golpe’. Poupem-me os ‘fanático’ e ‘cegos’, como foi este que vos escreve durante muito tempo! O toma-lá-da-cá precisa ser banido deste país. Vamos abrir os olhos! Confesso que em muitos momentos penso nas possibilidades de mudança deste país, mas decepciona-me as alternativas apresentadas. Até Collor, um ex-presidente que sofreu impeachment é pré-candidato à presidente. Um absurdo e um deboche para com a nossa cara!

            Sei que não posso deixar de acreditar. Mas, não pode ficar para trás minha indignação com o chamado partido que se intitula dos trabalhadores e ao mesmo tempo ofuscou-se com o poder, esqueceu suas origens e para estes, tem valor quem defende apenas seu ‘cacique’. O tempo dirá caso este mandante for de fato submetido às garras da justiça, se este partido conseguirá manter-se no poder.

            O PT não tem vergonha mesmo e, como disse o ilustre representante de nossa região, o joaçabense (SC), desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, que deu o último voto confirmando a condenação de Sérgio Moro, ‘quem dirige um país, sendo eleito pelo voto tem responsabilidade e não deveria estar se envolvendo em situações ilícitas’. Portanto, é repugnante ver as atitudes da atual presidente do PT, Gleisi Hoffmann incitando a população, sobretudo os movimentos populares, se diga MST, a levantar-se contra a decisão da justiça, afirmando que haverá guerra. É lamentável ao ponto que chegamos! Na verdade, haveremos de começar novamente nossa luta, reascender nossa esperança, buscando alternativas, mas isto será após virar esta página da nossa história, mas será uma batalha imensurável!