O projeto político pedagógico e suas concepções durante a formação acadêmica do professor.

Autor: Dr. Elionai Dias Soares Professor de OMF / Anatomia Humana – Cesmac / AL

Curso: Licenciatura em Educação Física – Claretiano / SP

[email protected]

@soaresbikefit

 

Introdução

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é entendido como um “roteiro” de metas e objetivos a serem trabalhados em um curso. Como ideia inicial, considero um documento burocrático, com objetivo de atender à uma formalidade administrativa. Também atribuo ao PPP, considerável dificuldade técnica de elaboração, estando reservado ao pessoal com preparo técnico (gestores). Considero, inicialmente, um documento de difícil compreensão, padronizado, e que deve estar devidamente arquivado pela instituição de ensino, a fim de cumprir com as exigências legais.

Desenvolvimento

Minha visão de Projeto Político Pedagógico, antes de estudar a unidade e o texto com as ideias de Veiga (2004), eram equivocadas. O entendimento inicial divergia totalmente das concepções da autora. Sendo assim, elaboro um quadro comparativo com as concepções iniciais, sobre o PPP, confrontadas com as da autora, em colunas de convergência x divergência:

Quadro comparativo sobre minhas concepções iniciais, comparadas com Veiga (2004).

Minha concepção inicial

 

Veiga (2004)

Convergência

Divergência

PPP com aspecto apenas documental.

---

Presente na vivência do curso em todos os momentos.

Objetiva exclusivamente atender as exigências das autoridades fiscalizadoras.

---

Norteia o dia-a-dia de todos envolvidos no processo educativo.

Elaborado por pessoal técnico/ gestores.

---

Elaboração e aprimoramento constantes com participação coletiva.

Conjunto de objetivos a serem
atingidos (metas e planejamentos Sim - - - - futuros).

Considerações Finais

a. Aspecto filosófico-político: O embasamento para o aspecto filosófico-político dos projetos político-pedagógicos de curso se dá com o entendimento de que a escola guarda estreita relação com o contexto social. A formação do aluno, como cidadão participativo mediante uma sociedade que se pretende construir, é compromisso político do Poder Público. Assim, a educação deve ser entendida como direito de todos, não reduzida à mercadoria ou, simplesmente, a mera prestação de serviços.

b. Aspecto epistemológico: O embasamento dos projetos de curso, nesse pressuposto, fundamenta-se na socialização e na democratização do saber. Nesse ínterim, o conhecimento é construído e transformado coletivamente. Desta forma, trata-se de um aspecto prático e dinâmico, com valorização da pesquisa, onde a prática precederá a teoria, estando com ela, devidamente articulada.

c. Aspectos didático-metodológicos: A caracterização desse pressuposto se dá no trabalho interdisciplinar. Essa característica presente nos projetos de curso vai muito além das técnicas de ensino e pesquisa. No aspecto didático-metodológico, o aluno deverá ser favorecido na elaboração crítica dos conteúdos apreendidos, por meio das técnicas e métodos de ensino, sempre com valorização das relações solidárias e democráticas nas ações do cotidiano escolar. Como exemplos, citamos: trabalhos em grupos, oficinas, seminários, estágios, debates, entrevistas etc.

Referência:

VEIGA, I. P. A. Educação básica e educação superior: projeto político pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.