O projeto político pedagógico: como articulador de construção de espaços participativos na docência do ensino superior

Resumo

 O objetivo do texto é trazer a reflexão acerca do papel do docente do ensino superior na construção coletiva do projeto político pedagógico, como instrumento de organização, consolidando o ensino a pesquisa e extensão do trabalho pedagógico em instituições de ensino superior. Considerando os pressupostos de que o projeto político pedagógico estabelece finalidades e diretrizes das ações pedagógicas, o texto evidencia os principais elementos que norteiam a construção coletiva de um PPP. Tornando-se um desafio ao professor/pesquisador romper paradigmas que a tradição das universidades/faculdades constrói ao longo do tempo, bem como assumir um posicionamento que trará a construção de uma sociedade mais critica e consequentemente romper barreiras sociais.

  Palavras-chave: projeto político pedagógico, romper barreiras sociais, docência do ensino superior.

Abstract

The purpose of the paper is to bring reflection on the teaching of the role of higher education in the collective construction of the political pedagogical project, as an organization tool, consolidating teaching research and extension of the pedagogical work in higher education institutions. Considering the assumptions that the political pedagogical project establishes goals and guidelines of pedagogical actions, the text highlights the main elements that guide the collective construction of a PPP. Becoming a challenge to the teacher/researcher break paradigms that tradition of universities/colleges builds over time, and assume a position that will bring construction of a more critical society and consequently break down social barriers.


Keywords: political pedagogical project, break social barriers, higher education teaching.

 Introdução

 Ultimamente o Projeto Político-Pedagógico tem sido tema discutido entre gestores, professores e pesquisadores da área de educação em diferentes níveis e modalidades de ensino, isso devido à democratização e melhoria na qualidade da educação. No geral, professores que contam com diploma de especialização em docência do ensino superior torna-se professor universitário. Algumas vezes os desconhecem as teorias pedagógicas e as rotinas de uma instituição de ensino, contudo são contratados para ministrar aulas em determinada disciplina não tendo tempo nem condições de perceber o seu real papel dentro da instituição enquanto docentes, no desenvolvimento pedagógico da instituição, tampouco a inter--relação de sua disciplina com as demais disciplinas que integram o currículo de um determinado curso.

Assim, causando grande discussão por conta da fragmentação do currículo nos cursos de Graduação, onde o trabalho se encontra cada vez mais solitário e menos coletivo. Portanto o trabalho tem como objetivo refletir a respeito do projeto político pedagógico como articulador de construção de espaços participativos na docência do ensino superior. Massetto (2003), afirma que como instrumento que organiza e consolida o trabalho pedagógico (ensino, pesquisa e extensão) na Instituição de Ensino Superior como um todo e em cada unidade acadêmica.

O trabalho de inicia com um breve histórico a respeito do que é projeto político pedagógico e durante o percurso serão feitas breves citações a respeito de suas dimensões.