O PROFISSIONAL DE AUDITORIA INTERNA: UM ESTUDO COM OS ACADEMICOS DO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS ACERCA DA PERCEPÇÃO DISCENTE EM RELAÇÃO ABRANGÊNCIA DOS PAPEIS DE TRABALHO DO AUDITOR

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo geral fazer um estudo direcionado com os acadêmicos do curso de ciências contábeis do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú - IVA, acerca da percepção discente em relação à abrangência dos papeis de trabalho do auditor, e como propósito específico, a realização de pesquisas bibliográficas sobre o assunto; aplicação de questionário para identificar a opinião dos acadêmicos; analisar os dados obtidos consumando comparações com a documentação pesquisada. Como metodologia, foi aplicado o método quantitativo, do qual foi subdivido em duas etapas, sendo elas: a pesquisa bibliográfica utilizando livros, artigos e internet, e a outra etapa se empregou a pesquisa de campo, para obter o ponto de vista  dos discentes sobre os papeis de trabalho do auditor. O presente artigo, inclusive obteve a finalidade de buscar conhecimento aprofundado sobre a origem das ações de auditoria, como surgiu essa técnica e qual foi a necessidade de sua criação. Foi estudada sua evolução no Brasil, suas definições e conceitos, os tipos de auditoria, sua subdivisão, o perfil do auditor interno e suas atribuições, bem como a maneira correta de serem abordadas no meio empresarial, sem que seja necessário sofrer punições por equívocos ou por falta de ética no trabalho.

Palavras-Chave: Percepção. Auditoria. Perfil

INTRODUÇÃO

Atualmente com uma competição bastante acirrada no mercado financeiro, as empresas privadas principalmente, vêm buscando novos métodos de se sobre sair em frente as demais empresas, e o modo do qual algumas delas adotaram para que não haja erros contábeis e com isso quebre sua credibilidade no mercado, foi a auditoria contábil. Pretendendo elas que este setor ajude a deixar bem claro suas movimentações e até mesmo mostrar aos seus sócios como anda a vida financeira da instituição e também obter um maior controle interno.

Mas é evidente que nem todas as empresas vêem a auditoria como aliada do setor contábil, a grande parte vê ela como inimiga, muitas por não saberem sua real finalidade, outras por ter ainda aquela idéia de algo ruim ou que só trás problemas à tona ou até mesmo por acreditar que ela só servirá para punir irregularidades. “A intenção da auditoria contábil não é denunciar os erros e apontar culpados, mas numa ação preventiva, orientar e verificar se as determinações anteriores estão sendo cumpridas a fim de evitar erros, fraudes, desvios ou desmandos administrativos” (CARNEIRO, 2013). De acordo com Carneiro, a auditoria não serve apenas para punir fraudes ou erros contábeis ela tem entre suas funções prevenir que algo de errado aconteça ou volte acontecer, sugerir novas medidas para coibir tanto erros como fraudes e também apresentar novas maneiras para que a empresa se preserve dentro das medidas organizacionais internas de contabilidade.

E é claro que um setor tão complexo necessita de últimos colaboradores. Segundo Almeida (2003), ‘’a auditoria deve ser executada por profissional legalmente habilitado. Esse profissional, o contador, deve possuir competência técnica, autonomia, ter conhecimento atualizado das normas Brasileiras de Contabilidade, especialmente na área de auditoria, legislação fiscal e tributária. ’’ Como cita Almeida, o profissional auditor além de ter capacidade técnica, deve ter liberdade e livre acesso para transmitir suas conclusões sobre os pareceres contábeis e também deve haver imparcialidade. Isto é muito importante para que se mantenha a confiabilidade da empresa mediante as conclusões do auditor. 

Auditar uma empresa ou instituição pública, no entanto, não é tarefa fácil, precisa-se ter bastante competência no que se está fazendo, por que se sabe como é grande a credibilidade que a auditoria tem, além de ser inadmissível ocorrer erros em seus relatórios ou até mesmo algo que possa gerar dúvidas sobre a veracidade dos fatos apurados.

  1. 1 PROBLEMÁTICA

Pensando na situação apresentada acima, qual seria o perfil adequado para exercer a profissão de auditor?

  1. 2 OBJETIVO GERAL

Com base nessa problemática, o presente trabalho tem como objetivo geral: Analisar a percepção dos acadêmicos do curso de ciências contábeis sobre a importância do trabalho do auditor interno, dentro das entidades empresariais.

  1. 3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. Realizar pesquisas bibliográficas sobre o assunto;
  2. Aplicar questionários, para identificar a percepção dos discentes;

Analisar os dados obtidos realizando comparações com a bibliografia pesquisada.           

[...]