O PROFESSOR E SUA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

No Brasil a Educação Ambiental tem avançado na busca de ofertar maior qualidade e criticidade no seu processo ensino-aprendizagem, a fim de poder proporcionar transformações no meio ambiente. As inúmeras propostas feitas pelos organismos públicos, especialmente pelo Ministério da Educação, demonstra o anseio por mudanças e inovações quanto à urgência da preservação ambiental; não como negar que existem muitos educadores que se mobilizam na construção deste processo, mesmo lento, ele irá garantir a edificação de uma sociedade mais equilibrada e justa.

Contudo é preciso que estes agentes que são os professores, alunos e a escola como um todo, devem perceber a importâncias de seus papéis, que vai além dos conteúdos programáticos, ou questões administrativas, tudo precisa ser contextualizado, pois como vimos desde a legislação, os esforços do governo central e, os próprios PCNs, com o grande tema transversal sobre o meio ambiente enfatizam a grande preocupação, não apenas da preservação ambiental, mas do pleno conhecimento e conscientização crítica, fazendo com que estes documentos e legislações se tornassem grandes subsidio para ajudar neste processo de modificação para se vislumbrar um Educação Ambiental que ajude a promover a desamarrar a cultura consumista impregnada de um capital que torna o ser humano um selvagem .

Pensando nessa realidade é que os professores devem estar atentos à sua prática pedagógica, para que esta esteja de acordo com as necessidades de sua escola, com foco em seus Projetos Políticos Pedagógicos devem inovar sua prática pedagógica. 

Percebe-se, que um dos desafios da escola e dos professores é enfrentar o descaso para com o meio ambiente como meio de transformar a escola e a sala de aula em um centro de excelência de aprendizagem significativa e mudança de posturas. Não é um processo simples, pelo contrário exige da escola, dos professores e alunos um assumir postura de mudanças que, acima de tudo, implica em reinventar uma nova escola desde o planejamento curricular, execução de novas estratégias, até mesmo a estrutura física da escola.

Será na escola que professor e aluno podem mudar conceitos, principalmente em relação à Educação Ambiental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN, apresentam uma proposta flexível e transversal, que deve ser concretizada como subsidio no processo ensino aprendizagem, auxiliando o educador na sua tarefa de levar seus educandos a compreender a importância do meio ambiente para a sobrevivência do ser humano.

Os temas transversais apresentados nos PCNs, especificamente os relacionados ao meio ambiente, devem estar inclusos oportunamente no cotidiano escolar para garantir o respeito ao meio em que vive, a fim de que a educação possa ser um meio eficiente de construção da cidadania.