O processo de aprendizagem do aluno com paralisia cerebral no complexo de educação especial André Vidal de Araújo
Por Samanta Araujo Freire | 17/01/2012 | EducaçãoMonografia de conclusão do curso de Pegagogia
Ano: 2008
Autoras:
Karina Rodrigues
Samanta Freire*
*Portadora de Paralisia Cerebral
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir pretende abordar questões sobre o processo de aprendizagem de alunos com Paralisia Cerebral no Complexo de Educação Especial André Vidal de Araujo. Através da observação do cotidiano desses alunos, aliada às teorias sobre o assunto, pretende-se explicitar as dificuldades encontradas por eles no decorrer deste processo escolar.
Será feita uma breve justificativa da escolha do tema, enfocando os objetivos gerais e específicos. Uma vez delimitado o tema, serão formuladas questões problematizadoras sobre o assunto com exposição das metodologias utilizadas na execução da investigação. Far-se-á ainda o diagnóstico das estruturas física e pedagógica da escola; além de uma correlação com a teoria a respeito dos estudos sobre Paralisia Cerebral, embasado em obras de diversos autores, e por fim serão expostos os relatórios de observações feitos em sala de aula.
Para concluir o trabalho faremos uma análise dos dados coletados nas observações e entrevistas realizadas com professores e gestores desta escola. Pretendemos assim, conhecer as dificuldades existentes no processo ensino--aprendizagem destes alunos para que possamos de alguma forma, ajudá-los a enfrentar suas limitações.