"Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento" (Mat. 22:37).

Ou seja, amar a Deus sobre todas as coisas. Só que por muito tempo eu não consegui entender este mandamento dito por Jesus para os fariseus hipócritas, que tentavam confundi-lo quando lhe perguntaram qual era o primeiro mandamento da lei de Deus.

Ora, eu pensava: e quem poderá cumprir este mandamento? Será mentira se alguém disser que faz isto porque, como se poderá amar a Deus mais do que aos seus próprios filhos, mais qu que aos seus irmãos e pais ou mesmo a uma outra pessoa muito querida? Portanto será uma perda de tempo tentar, porque é impossível cumprir-se este mandamento.

Mas Deus não é incoerente, sua palavra é verdadeira e Ele nunca falou coisa alguma para confundir ou que não tivesse lógica, por isso Ele jamais iria nos expor a uma prova que não pudéssemos fazer. Portanto é possível sim, cumprirmos o referido mandamento, e muitos anos se passaram até que eu viesse a compreender como é fácil.  

O grande perigo está em não entendermos a Bíblia e por isso desacreditarmos dela. E pior ainda; julgarmos Deus segundo o nosso limitado entendimento, ao invés de com humildade pedir-Lhe orientação.

O verbo amar é abrangente e de certa forma automático. Assim, quando reconhecemos Deus como gerador de qualquer coisa que nos traga benefícios e proteção, quando o reconhecemos como o autor da nossa vida e fonte de todo o bem que possamos ter, e Lhe somos gratos de todo o coração e alma, já o estamos colocando em primeiro lugar, antes e acima de todas as coisas, e automaticamente já o estamos amando antes de tudo.   

E se dentro das nossas limitações conseguirmos obedecer aos demais mandamentos, consequentemente também amaremos o nosso próximo como amamos a nós mesmos, pois sentiremos que somos filhos do mesmo pai, a quem amamos e não queremos desagradar. É como se usássemos corretamente uma fórmula: nada sairia errado. Mas ao invés disso, sempre estamos tentando dar ênfase a nossa inteligência, julgando haver encontrado erros e incoerências nas Escrituras Sagradas e até mesmo encontrando contradições, amenizadas por serem atribuídas a erros de traduções ou interpretadas como mal adaptadas aos tempos modernos. Mas isto não é verdade.

A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices. (Sal.19:7) - Daí conclui-se que o Senhor se agrada daqueles que são simples, aos quais dá sabedoria e discernimento no momento certo e se aborrece dos soberbos, que por não entenderem as Suas palavras passam a desacredita-lo ou a ofende-lo, julgando-o segundo a sua arrogância.

Júnia – jan. 2012

tábuas da lei