Embora seja a profissão que tenha uma missão clara, a de transmitir o conhecimento e formar cidadãos pensantes que possam contribuir para o crescimento da sociedade, a classe dos professores vem lutando a cada dia em diferentes frentes para recuperar o prestígio perdido, de um passado não tão distante.  Em outros tempos, as famílias sentiam orgulho ao encaminhar suas filhas para completar o Ensino Normal com o objetivo de se tornarem professoras.

Há um tempo não tão distante, os alunos levantavam-se de suas carteiras quando o professor entrava em sala de aula. Costume esse, que com o passar dos anos entrou em desuso. Atualmente, é normal tratar o professor como um mero semelhante. Sabemos que a valorização vai muito além do incentivo financeiro e de melhores condições de trabalho, pois é necessário não apenas dos nossos governantes, como também da sociedade em si, o reconhecimento da nobre arte de lecionar.  

Já ouvimos a celebre frase que a Educação se dá em casa, portanto, o trabalho do professor é transmitir os conhecimentos necessários para a formação do aluno, enquanto os pais tem o dever de educar seus filhos e não o contrário, colocando essa tarefa a cargo do professor.

É notável que, com o surgimento da era da informação, muito se perdeu em termos de respeito ao professor, que outrora, tinha o apoio dos pais e do governo. Desse modo, sabemos que essa profissão pode ser classificada entre AG (antes do Google) e DG (depois do Google). Entretanto, por mais que as informações estejam à disposição de todos, falta disciplina para muitos buscarem aprender sozinhos.