O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO  NO DESEMPENHO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS: O CASO DE UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SOBRAL – CE

2016

Beatriz Pereira da Costa[1]

Antonia Márcia Rodrigues Sousa[2]

RESUMO: O presente estudo tem como objetivo identificar os aspectos de Recrutamento e Seleção que influenciam no desempenho da área de Recursos Humanos de uma empresa de tecnologia da informação. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de natureza qualitativa. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada com o gestor de Recursos Humanos da empresa e a análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostram que o recrutamento misto, a divulgação da vaga por meio de redes sociais e a seleção estruturada (entrevistas na primeira etapa e os testes adaptados a realidade da empresa) influenciam no desempenho do setor de RH, pois é por meio dessas ferramentas que o gestor consegue selecionar o candidato com as competências requeridas para alinhá-las com a estratégia de negócio. Além disso, verificou-se que esse é o primeiro passo para a empresa constituir uma equipe competente e motivada, evitando assim sobrecarga de trabalho para os funcionários e prejuízos financeiros,  provenientes da rotatividade de pessoal (turnover) e absenteísmo.

Palavras-chave: Recrutamento. Seleção. Desempenho da Gestão de Pessoas.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, por consequência da globalização, o mundo dos negócios está sujeito a constantes mudanças, o que vem aumentando bruscamente a competitividade entre as empresas. É de suma importância que as organizações consigam se adaptar a essas possíveis mudanças e busquem novas estratégias para conquistar espaço e persistirem no ramo que estão inseridas. O capital humano vem ganhando grande relevância e é visto como diferencial competitivo nessa era globalizada. Smorfi e Oliveira (2014) afirmam que com o aumento da competitividade, está se exigindo pessoas dinâmicas e eficazes nas organizações, com características essenciais para um administrador.

Dispondo de colaboradores potenciais e criativos, uma empresa obtem vantagem competitiva em relação as concorrentes e tem grandes chances de sucesso e permanência em sua área. Contudo, a busca por  profissionais qualificados não se resume apenas aos que dominam a parte técnica do processo, mas por aqueles que além do conhecimento intelectual possuam também habilidades e competências requeridas para desenvolver as atividades do dia a dia na organização.

Sendo assim, por meio dos processos de Recursos Humanos, inicialmente na área de Recrutamento e Seleção, a empresa será capaz de constituir uma equipe eficaz, com as competências de acordo com as estratégias de negócio. Baylão e Rocha (2014) descrevem que são valores avaliados que irão demonstrar sua capacidade de liderança, de trabalho em grupo, tomadas de decisão, situações diferentes do dia a dia e assim consolidar a imagem da empresa. Além disso, com um processo de Recrutamento e Seleção bem feitos, a empresa tende a diminuir consideravelmente seus índices de rotatividade (turnover) e absenteísmo, o que contribui para o desempenho do setor da vaga, pois não há sobrecarga de trabalho para os funcionários, além de evitar custos relacionados  a esses problemas.

Partindo dessa ideia, a pesquisa busca saber quais os aspectos de recrutamento e seleção que influenciam no desempenho da área de Recursos Humanos de uma empresa de tecnologia?

Nessa ótica, o objetivo geral desse artigo consiste em identificar os aspectos de Recrutamento e Seleção que influenciam no desempenho da área de Recursos Humanos de uma empresa de tecnologia da informação.

O trabalho está dividido em cinco seções: a primeira abrange a etapa introdutória; a segunda os aspectos teóricos relacionados ao tema; a terceira compreende a metodologia utilizada;a quarta o resultado e análise dos dados e a quinta seção envolve as considerações finais.