O PREGADOR E O DOIDO*




Nas pequenas ruas de Roma, por volta de 1206, havia um velho pregador. Era São Domingos de Gusmão*. E uma de suas maiores provações, ou decepções, vou lhes contar. Tudo aconteceu no ano de 1200. São domingos viu um homem passar por ele. Estava bem vestido. Parecia um príncipe! ".Ele pensou consigo": Este homem pode ajudar-me a fundar minha ordem dos pregadores". E foi assim que conheceu o doido. Foi assim que conheceu o notório :Aparício Aparição Apagão.
__Meu filho! Nobre homem!__Chamou São Domingo __Quero entender-me contigo.
Aparício aparição, o doido! Olhou a sua volta e quando deu conta que era com "ele" que o velho pregador (já tinha 30 anos!) falava. Respondeu-lhe __ Abestado! Meu pai é outro!
Este energúmeno*! São Domingos não percebera a natureza doida do homem, e insistiu. Desculpando-se e argumentado __ Oh! Claro que não sou vosso pai. É um tratamento amigável, e sou bem mais velho que vós. Perdoe-me se o ofendi, jovem mancebo.
__Está perdoado. Peço desculpas igualmente por meu comportamento.
__Ha. O perdão é próprio do cristão! Somos todos filhos de Deus.
__Nós dois também?
__Todos os homens são irmãos! __Disse São Domingos juntando as mãos e olhando para o céu__ Nós dois somos irmãos!











*Não queremos causar polêmica. O "doido" é o extravagante, arrebatado, insensato,e até aquele que chamam sua atenção para o desperdício da água, como sua perda total. E não mostra a destruição e, estagnação, poluição de mananciais, igarapés, rios, lago, lençóis freáticos, mares e oceanos: O verdadeiro desperdício da água, porque interferi no elaborado "ciclo da água" que não permitia desperdícios naturais. Sem falar na poluição da atmosfera: A chuva trás de volta substâncias tóxicas lançadas na atmosfera que caem sobre nossas cabeças e pés: Já não tenho 12 anos!

*Naquele ano, 1976, li um livro de história geral, e lá estava ele São Domingos de Gusmão! Ele era espanhol e não sei até hoje se ele esteve em Roma. São Domingos de Gusmão 1170-1221. Foi fundador, ou um dos fundadores da "ordem dos pregadores", que por alusão a ele, foi chamada mais tarde de "ordem dos dominicanos". Ele foi canonizado em 1234. Peço aos leitores que façam pesquisas sobre o que lhes interessar, tinha 13 anos quando escrevi este texto em 1976.

*Perdoem-me este palavrão! Mas estamos todos indignados com o tratamento que "ele" deu a São Domingos de Gusmão.
O homem começou a chorar, dizendo __E eu que pensei que era filho de meu pai! E minha "pobre" mãe? A pobrezinha não sabe que não sou filho de papai! O que dirão de mim nos torneios? Seu monstro!__Dirigindo-se agora, ao velho pregador __Vós sabia de tudo! E só agora vêem me contar!
São Domingos achou melhor dar uma explicação mais detalhada para aquele estranho jovem mancebo, bambino.
__Não! Vós não compreendestes!Deus é o pai de todos nós!Seus pais, seus avós, suas bisavós, tataravôs, e poisé então*.
__O! Isto é uma revelação!Por que mamãe não me contou?Sim! Deus!Meus amigos ricardinho, "Luciosszz" e Amadinha, outro dia, falavam-me de uma tal de "peregrinação" a uma terra distante e Santa.
__É isto jovem! Vede como era só uma questão de compreender. OH! Como estou contente contigo. Agora estás no "caminho" da salvação.
O doido abraçou o velho pregador chorando, e o beijou no rosto inúmeras vezes agradecendo-o por esclarecer sua alma desgarrada. Por fim, mais calmo. Perguntou ao velho pregador.
__O que posso fazer por ti, homem de deus?
__Não sei__ Exitou São domingos __se devo (....).
__Vamos! Confies e serás recompensado. Não é o que dizem?
__Bem, é que quando vos vi, acreditei, em meu coração!Que poderias ajudar-me a fundar minha ordem religiosa.
__Sim! É claro. Mas deixei minhas moedas em casa. Entretanto, dar te-ei, o que tenho comigo!Espere aqui.

Assim dizendo Aparição Apagão sumiu! Deixando São Domingos só e pensando consigo que fora Deus, que colocara aquele jovem mancebo em seu caminho. Deus! Tinha certamente, um plano para eles.Assim ele pensava!
E quando Aparição apariceu, novamente, voltou trazendo nas mãos calça e camisa de pura seda chinesa. Meias japonesa!Cueca francesa! Sapatos italianos! Relógio suíço! Chapéu inglês! E deu tudo para o velho pregador. Que aceitou aqueles objetos caríssimos! Sem nenhuma cobiça!
Ao entregar os objetos a São Domingos, Aparição disse:__ Tome! Venda e funde a sua ordem.
O velho pregado chorou, por que era tudo artigo de primeira! Poderia mesma vende-las e fundar sua ordem religiosa.
Aparição estava nu!São Domingo só percebeu quando uma viatura a cavalos, parou ao lado de ambos, e os levou para o castelo da plícia!Do castelo da polícia, Aparição foi levado o castelo do hospício. E São Domingos com ele, como seu defensor! Ele não devolveu nenhum item doado por Aparição.









*Poisé então, era exclamação característica daqueles tempos e destes textos, que embora não tenha validade gramatical, não posso excluir.

E uma vez que tudo foi esclarecido. O jovem mancebo e doido foi solto. Abençoado por São Domingos de Gusmão, dizem que ele, Aparição, após sue desaparecimento. Teria se juntado a seus amigos e partido em peregrinação a Terra Santa. Outros, dizem! Que ele viajou para o norte e entrou para a política. E poisé então.
Foi assim que foi fundada a ordem dos pregadores. A história nem sempre conta os verdadeiros fatos.











































Escrita originalmente em novembro de 1976.