Se a pessoa gosta de andar de bicicletas, de aventurar-se em locais e culturas diferentes pedalando somente a sua bike, e está em boas condições físicas, então ela pode fazer o cicloturismo, que nada mais é do que um meio de viajar usando como meio de transporte somente uma bicicleta. Veremos nesse artigo, alguns itens que caracterizam melhor essa modalidade prática e inteligente de viajar.

 

Características das pessoas que fazem cicloturismo

 Por ser uma modalidade de viagem turística, na qual a pessoa pedala apenas sua bicicleta algumas características pessoais e físicas, o praticante de cicloturismo deve ter, pois normalmente é uma viagem longa, realizada em estradas ou caminhos no interior do país. Os indivíduos que fazem o cicloturismo estão sempre em busca de novos desafios e aventuras, apreciando as belezas naturais de locais mais afastados das grandes metrópoles, mas sem perder o conforto necessário que as longas viagens de bicicleta requerem. O trajeto realizado pelo ciclista é intensamente vivido pelo cicloturista tanto ou mais que o destino final da viagem.

 Cicloturismo conquistando adeptos

 Por ser um meio de viagem relativamente novo em alguns países, o cicloturismo vem conquistando cada dia que passa um maior número de adeptos. Mas cabe aos governos municipais, estaduais e federais criarem condições que sejam eficientes e práticas, como por exemplo, o conserto de determinadas estradas em má conservação, para que os praticantes do cicloturismo possam contribuir para ao aumento da economia das cidades as quais passarão com suas bicicletas.

As rotas urbanas e o cicloturismo

O cicloturismo é uma modalidade de viagem turística que não abrange somente como rota as estradas e cidades do interior do país. Nas grandes metrópoles, os municípios com grandes atrações históricas, suas ruas de comércios intensos com a possibilidade de fazer grandes compras, seus restaurantes com a gastronomia local, também são fortes atrativos para o cicloturista.

Esses circuitos nas cidades podem também ser realizados pelos próprios moradores do local, como outra forma de ver as belezas do local onde vive. No entanto, as rotas urbanas também podem ser realizadas juntas com aos trajetos rurais, ampliando ainda mais o campo de atração para os praticantes de cicloturismo.

As várias modalidades do cicloturismo

Segundo os praticantes do cicloturismo existem várias modalidades, dessa forma diferente de fazer uma viagem agradável e interessante. Vejamos algumas delas:

  • A duração da viagem varia desde um dia até vários, e o praticante de cicloturismo pode viajar desde uma cidade do interior até outros estados e, em alguns casos para aqueles que têm boas condições físicas, até para outros países;
  • O trajeto a ser percorrido pelo cicloturista pode ser realizado tanto sozinho, como entre amigos ou até, mesmo com membros da mesma família;
  • Segundo os praticantes de cicloturismo as despesas que são gastas com a viagem, ficam de acordo com o tipo de destino que foi escolhido, ou seja, quanto mais longe for o cicloturista, mais gastos ele terá.

 Características físicas do praticante de cicloturismo

Segundo dados estatísticos, o praticante de cicloturismo está na faixa etária de 30 anos de idade, e costuma transportar sua bicicleta em algum carro ou ônibus somente até o início do trajeto planejado, pedala geralmente com amigos em grupos pequenos, fica hospedado em pequenas pousadas e, não gasta muito por dia, ficando suas despesas em não mais que R$50,00 diariamente.

 Graças ao advento da internet o cicloturismo, pode ser debatido em grandes fóruns pelos seus praticantes, auxiliando assim uma melhor disseminação dos benefícios que o cicloturismo traz.

 É normal dentro da internet, os cicloturistas trocarem fotos, informações sobre equipamentos da bicicleta (que veremos mais adiante), quais as melhores hospedagens e quais estradas e municípios mais bonitos que já visitaram.

Os cicloturistas geralmente são pessoas extrovertidas que se comunicam bem com os outros, e gostam de trocar informações sobre as trilhas mais atraentes que já passaram com suas bicicletas. Essa interação entre os praticantes de cicloturismo é interessante, pois nem todas as estradas, municípios ou cidades possuem atrações turísticas que despertem a atenção dos cicloturistas.

 Uma das principais diferenças de um turista comum, para um cicloturista é que o primeiro está mais interessado no destino e nas atrações turísticas que poderá visitar lá, enquanto que para o cicloturista o que imposta mesmo é todo o trajeto, a rota que ele irá percorrer com sua bicicleta.

Modalidades do cicloturismo

De acordo com os cicloturistas existem, na realidade quatro modalidades, a saber: O turismo rural, o de aventura, o cultural e o ecoturismo que atualmente está muito na moda, e como não poderia deixar de faltar o truísmo gastronômico.

O praticante de cicloturismo procura viajar para lugares, onde sempre esteja em contato com a natureza, se relacionando com pessoas de culturas diversas e em campos no interior do país, no qual possa sentir que está vivendo uma verdadeira aventura.

Em nosso país é muito fácil praticar cicloturismo, pois quase todos os municípios tem uma área rural com estradas de chão batido, sem contar as belas florestas, os grandes riachos, as grandes plantações, que ficam bem na beira das estradas, fazendo com que os praticantes de cicloturismo possam apreciar grandes atrações turísticas, apenas seguindo a rota da estrada que foi palmejada por eles antecipadamente.

Além disso, se o cicloturista precisa parar em alguma cidade do interior ainda poderá conhecer a cultura local, o modo de falar dos habitantes (seu sotaque), as arquiteturas de suas casas, às vezes bem modéstias, as festas tradicionais que geralmente são um grande evento nessas cidades, seus monumentos, os folclores e as crenças dos moradores do lugar e assim por diante.

Os praticantes de cicloturismo ainda tem a sua disposição um lindo nascer e pôr-do-sol, o que para eles significam mais do que qualquer espaço de um amplo hotel de luxo. Os cicloturistas geralmente têm espíritos de aventureiros e encaram suas viagens pedalando uma bicicleta como um grande desafio em suas vidas.

Condições seguras para fazer o cicloturismo

 As pessoas que praticam o cicloturismo sabem que não podem levar muitas coisas em sua bicicleta, pois ela não pode ficar muito pesada, pois atrapalharia a viagem da pessoa ou a tornaria bem mais difícil.

No entanto como tudo na vida requer bom senso se o cicloturista quiser levar algumas lembranças como artesanato ou mesmo algumas guloseimas da cultura local, deve ter um local apropriado para que sua bike não se torne um problema na hora de prosseguir com a sua viagem.

É até natural que o cicloturista coma algum alimento enquanto pedala, às vezes em longas estradas, para que consiga concluir o trajeto estabelecido anteriormente, sem muito esforço.

O CICLOTURISMO NO BRASIL

No Brasil, o cicloturismo é uma modalidade que reúne além da viagem turística, um esporte praticado por várias faixas etárias, desde que a pessoa esteja em boas condições de saúde, além do contato com outras culturas diferentes, e a realização de estar em pleno contato com o meio ambiente.

O principal para um praticante de ciclo turismo é a interação que ele consegue com as pessoas dos locais por onde ele passa. Em outros países onde as pessoas praticam o cicloturismo, essa modalidade de viagem turística já esta bem mais desenvolvida, no entanto, agora o Brasil já está seguindo a tendência de desenvolver bons roteiros de viagens como é feito em outros países onde o cicloturismo já está bem mais conhecido.

Considerações finais

Antes de começar a praticar o cicloturismo verifique os seguintes itens:

  • Alimentação

Alguns cuidados devem ser tomados, principalmente em viagens muito longas, como por exemplo, a ingestão de vitamina C, que deve ser diária. Essa vitamina pode ser encontrada em algumas frutas como laranjas, goiabas, ou kiwi. Se o cicloturista não puder levar, pode leva-lasem comprimidos. Aingestão de ferro também deve ser aumentada. Alguns alimentos que contêm bastante ferro são: ovo, feijão, couve e beterraba.

  • Equipamentos e acessórios.

  KIT p/ Primeiros Socorros: Esparadrapo gaze, algodão, água oxigenada, mertiolate ou iodo, pomada para queimaduras e filtro solar, repelentes, comprimidos relaxantes musculares e pomadas para contusão.

Itens de Segurança obrigatórios por lei

• Refletores laterais nas rodas

• Refletores noturnos dianteiros e traseiros

• Refletores nos pedais ou nas sapatilhas no caso de pedais de encaixe.

• Buzina

• Retrovisor no lado esquerdo

Com todas essas dicas, o cicloturismo pode ser praticado com muita segurança e diversão.

Se você gostou desta dica, veja mais em www.bikeloko.com.br/dicas.