Conversar é tão gostoso como uma boa taça de vinho.

Uma boa taça de vinho não precisa ser cara. Precisa ser autentica como um vinho artesanal. Da mesma forma uma conversa de qualidade pode ser feita com pessoas simples e autênticas.  Muitas vezes é conversando com crianças e com pessoas simples que saem as mais valiosas descobertas. Não de pessoas arrogantes por sua erudição e atarefadas demais para conversar. Se lhe oferecer uma boa taça de vinho o atarefado não saberá a diferença. Beberá de um gole e irá adiante sem saber.

Um vinho de qualidade não vale só pelo conteúdo e sim, principalmente, pelo que isso proporciona.

Os antigos filósofos refletiam em pequenos grupos bebendo bons vinhos em roda ou caminhando juntos em lugares agradáveis.

É melhor fazer a dois ou mais do que solitariamente. Em certas ocasiões, é interessante compartilhar com algumas pessoas que também apreciem tanto um bom vinho quanto uma conversa de qualidade. Bons amigos(a)s e um bom vinho são sinérgicos.

Multidões tendem a se embebedar e falar besteiras.  Muitas vezes fazer besteiras. Depois ninguém lembra do que falou...Conversas exaltadas podem ser toxicas e fazer mal....

Conversas de qualidade  precisam de ocasiões e lugares  de qualidade: aconchegante e tranquilo.

Não se toma mais que uma ou duas taças, pois o objetivo é ficar leve e não bêbado.

Um bom vinho não dá azia e dor de cabeça. De forma análoga, a conversa de qualidade deixa as pessoas mais leves, livres e soltas e os efeitos só melhoraram nas horas e dias seguintes.

As melhores conversas assim como os melhores vinhos:

 Vem das melhores uvas, plantadas nos melhores solos, colhidas e deixadas fermentar em ambiente apropriado.  Da mesma forma as pessoas podem ser educadas para conversar desde as famílias e culturas que tem origem.  Mesmo não tendo oportunidades, podem buscar, ao contrário do vinho.

O vinho fica mais saboroso quando não está nem ácido nem avinagrado. Assim é com o ponto ótimo da conversa. Nem acida nem avinagrada.  Ela deve ser leve o suficiente para aproximar e engajar as pessoas.  E encorpada quando necessário, para deixar um gosto duradouro.

Fica melhor quando você usa se dispõe e o outro também, usam uma taça que preserva a qualidade e o sabor, e estão em um lugar agradável e tranquilo. Uma conversa de qualidade é preparada, cultivada e sorvida em ocasiões especiais. Não acontece toda hora.