O Projeto Político Pedagógico é um instrumento que reflete a proposta educacional das escolas. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades são assumidas para a execução dos objetivos estabelecidos. Este documento deve possibilitar aos membros da escola uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções estabelecendo as responsabilidades de todos.

            O PPP vê a escola como um todo em sua perspectiva não apenas em sua dimensão pedagógica, como também administrativa. Assim o sucesso da missão da escola está no planejamento de suas ações, o qual é fundamentado no PPP.

            O planejamento pedagógico é o processo de racionalização, organização e coordenação da práxis docente, ou seja, o planejamento de metas e de objetivos que a escola deseja alcançar. Ele serve como roteiro para os professores. portanto planejar é analisar a realidade escolar e traçar as ações a serem tomadas.

            No que se refere aos tipos de planejamento, os classificamos em quatro. O planeamento educacional que corresponde ao planejamento feito em nível nacional, estadual ou municipal, que reflete e incorpora as políticas educacionais. O planejamento escolar que é o processo de reflexão e decisões sobre a organização, funcionamento e proposta pedagógica da escola. O planejamento curricular é a previsão dos componentes curriculares e objetivos quanto á aprendizagem. O planejamento de ensino ou didático que é o processo de decisão sobre toda a ação concreta dos professores no seu trabalho pedagógico.

            Este último subdivide-se em planejamento de curso, que é a previsão dos conhecimentos e atividades a serem desenvolvidas em uma classe durante certo período de tempo. Planejamento de unidade, que é a junção de várias aulas sobre assuntos correlatos e o planejamento de aula que é especificação e execução dos objetivos traçados pelo professor para um dia letivo.

            Sem dúvida o planejamento é vital para o bom andamento do processo educativo. Mas não podemos esquecer que para o professor alcançar êxito é preciso uma aprendizagem com significado por parte do alunado. Portanto dado todo o processo de planejar e executar, é indispensável ao professor fazer uma avaliação para verificar se os objetivos de aprendizagem propostos foram alcançados. Lembrando que a avaliação deve ser feita no início (diagnóstica) e ao final (verificação), e esta serve não apenas para verificar a aprendizagem dos alunos, como também a própria ação do professor.

            A avaliação é um instrumento que permite ao docente refletir sobre a práxis e se necessário reformulá-la. O professor verifica sua metodologia e objetivos tentando sempre melhorá-los.