O que é o positivismo.

O positivismo fundamenta se na tese fundamental, que a sociedade humana é regulamentada por leis cuja natureza sustenta-se em leis naturais, tendo como características suas invariabilidades.

Isso significa que o mundo natural independe da ação e da vontade humana, daquilo que é determinado por lei, torna-se praticamente imodificável.

  A lei da gravidade é um exemplo de lei natural, entre tantas outras é impossível sua mudança em direção a uma perspectiva diferente.

Desse modo o positivismo sustenta-se no seguinte fundamento, as leis que regulam a vida social são da mesma natureza das leis que regulam a natureza,

 O que reina na sociedade política está necessariamente numa perfeita harmonia semelhante às leis da natureza, tem, portanto, a mesma lógica de fundamento.

Com efeito, a primeira hipótese surge à conclusão lógica epistemológica, métodos e procedimentos para conhecer a natureza são do mesmo tipo para conhecer a sociedade política ou qualquer fato social em análise.  

Portanto, as Ciências sociais tem a mesma metodologia das Ciências da natureza, para o desenvolvimento da análise, posto que a sociedade movimente pelo mesmo mecanismo.

O segundo entendimento, é que deverá ser denominado de naturalismo positivista.  A sociedade é regida por leis do mesmo tipo da natureza, aplica-se, com efeito, o mesmo método, o que significa de certo modo, o mesmo fundamento.

A última grande conclusão do positivismo do mesmo modo que a sociedade as Ciências da natureza são objetivas, neutras, livre de quaisquer juízos de valor ou ideologias políticas outras ideologias, tudo que atribuir as Ciências da natureza não sendo sua objetividade é da natureza do mundo dos preconceitos.

As Ciências sociais precisam funcionar do mesmo modo, essencialmente iguais ao modelo das Ciências da natureza com a mesma objetividade científica, neutra e também livre das ideologias e das visões de mundo, exatamente como um físico ou um biólogo entende o mesmo  em suas análises científicas.

Esse é o aspecto mais importante do positivismo aplicado à sociologia da análise dos fatos sociais, porque o resultado de qualquer compreensão, jamais poderá ser ligado a uma leitura de classe social.

Significa que a sociologia positivista defende a total desvinculação da realidade social com a luta política de uma determinada sociedade, a mais obsoluta ruptura  dos valores morais com as relações sociais de uma determinada sociedade, todos os elementos ideológicos no seu sentido amplo deverá ser eliminado da Ciência do social.

O positivismo entende os valores sociais, as ideologias políticas ou qualquer outra forma de ideologia como antivalores algo pejorativo, que deteriora as Ciências, que transforma as Ciências do espírito em puro preconceito, eliminando as possibilidades de uma análise verdadeiramente científica.  

Com efeito, a ideia do positivismo é que Ciência só pode ser Ciência. Seja qual for a sua natureza, se a mesma se livrar de todas as formas de ideologias e dos pré-conceitos ou prenoções, a mesma tem que voltar para a natureza da sua objetividade obsoluta.

Edjar Dias de Vasconcelos.