O presente trabalho tem como objetivo analisar e apresentar “O Poder Persuasivo do Discurso nas propagandas” sob um olhar semiótico enfatizando o discurso persuasivo nas propagandas, os quais envolvem os clientes consumidores da cerveja. Atualmente a globalização reforçou ainda mais a necessidade de se ter uma marca “forte” para fazer sucesso no mercado, principalmente depois que a tecnologia tomou de conta do mercado por meio da internet, a troca de informações e conhecimento se tornou extremamente simples, rápida e de fácil acesso.

          Aproveitando a tendência tecnológica as empresas conseguem rastrear, monitorar e descobrir as características sociais e culturais de seu público-alvo em todos os lugares, e trabalhar com o foco de atingir a clientela sem ferir suas tradições culturais e regionais, podendo então competir por um número cada vez maior de mercados em diferentes locais. A tecnologia aproximou consumidor e empresa aumentando o elo entre ambos e mudando a forma de relacionamento, empresa e cliente, atualmente o cliente tem o poderio de reclamar e dar sugestões de qualidade e melhoria, serviços estes disponibilizados pelas empresas de forma online. Este elo é uma forma de conquista e de fidelidade do consumidor, pois além de oferecer um produto de qualidade a mesma esta atendendo as exigências do cliente.

       Mediante esta transformação social ocorrida desde os meados do século XVIII quando se deu a Revolução Industrial, e o continuo processo de evolução, os consumidores passaram a ser mais exigentes e necessitam que as marcas lhes proporcionem experiências positivas, havendo assim a necessidade de um relacionamento afetivo com os consumidores e não somente de consumidores de seus produtos.

         Portanto a presente pesquisa tem como foco mostrar o poder persuasivo dos discursos, publicidade, propaganda e recursos linguísticos, utilizados para persuadir o público consumidor. Desse modo, o trabalho será apresentado na seguinte estrutura o primeiro tópico irá tratar com embasamento teórico da Linguagem e Discurso, dos tipos de análises de discursos existentes, do esboço histórico da AD, do conceito de discurso, das condições de produção do discurso. O segundo tópico abordará a base do trabalho que é a definição de semiótica, semiologia e análise semiótica, todas com base nas teorias de Peirce, teoria de Jakobson e teoria de Saussure. A pesquisa faz uma abordagem da importância dos textos publicitários para o ensino aprendizagem da Língua Portuguesa, ressaltando o discurso e os recursos que poderão ser utilizados dentro das salas de aula e como o professor pode fazer uso dessas técnicas para ajudar aos alunos ampliarem seus conhecimentos e se tornarem alunos críticos e participativos.