Comenta-se que a maioria dos políticos e magnatas corporativos tem amantes e eles sabem que elas custam caro, pois um corpo jovem e bonito não sai de graça para ninguém, principalmente para um idoso, com as pelancas caindo. O exemplo do FHC mostra que ter uma amante, além de caro é muito complicado, principalmente se o sujeito quer manter as aparências por causa da imagem, do status, da família, filhos etc.  Quando  não se tem muito dinheiro, mas tem poder, sempre vão aparecer “amigos” que vão bancar a alcova como o caso da empresa que pagava os salários da moça sem que ela pegasse no batente e da própria Globo que a manteve no ostracismo recebendo salário.

São fartas as histórias sobre o nosso imperador D. Pedro I, que não se contentava com apenas uma, mas várias e usava recursos do Estado para aplacar o apetite de suas cortesãs, criando constrangimentos políticos. Seu filho foi mais discreto e consta-se que tinha apenas uma preferida e não fazia alarde. Getúlio também tinha as suas e as escolhia dentro do meio artístico. Outro famoso Don Juan, segundo as crônicas da época, foi JK, que jogava seu charme sobre belas mulheres. Itamar não foi poupado pela imprensa, principalmente por ser divorciado. A fotografia da moça sem peça íntima ao seu lado foi um escândalo nacional

Voltando ao caso FHC, uma coisa deixa todo mundo intrigado: por que ela resolveu falar aos quatro ventos,  justamente agora, depois de tantos anos, com o filho formado e o ex-amante já velhinho, no final da vida? Há mais mistérios entre o céu e a terra do se possa imaginar, já diria Shakespeare.  Imaginem se com tanta pressão o velho FHC bate as botas. Quanto remorso! E ele que assumiu o filho que os exames de DNA não comprovaram a filiação. Se o exame fosse feito aqui no Brasil ainda poderia se duvidar do resultado (aqui se duvida de tudo), mas lá em NY, seria muito difícil acontecer depois da repetição do teste. E pra que fazer o teste se o assunto ainda não tinha repercussão?

Ficou mal para a jornalista essa história toda. Todo mundo deve estar pensando que ela tinha outro namorado ou outros e estava disposta a gerar um filho para garantir a aposentadoria. De repente o menino pode ser filho de outro figurão que preferiu ficar na moita. Ou de alguém que já morreu.  Da para acreditar que ela estava mesmo apaixonada pela boca mole do FHC? O poder é sedutor, mas na época ele nem tinha tanto poder, mas logo que se tornou ministro das relações exteriores deu um chega pra lá na moça.

Fiquei sabendo o caso ainda em 1994 quando ele se tornou candidato, mas pensei que se tratasse de intrigas da oposição. Uma vingança do pessoal do PT que viu seu candidato chegar perto da vitória e ser derrubado pela denúncia da ex-namorada que foi à televisão dizer que o Lula não quis assumir a filha e queria que ela abortasse.

Enfim, uma amante pode ameaçar o poder ou até aparecer morta por um suicídio devidamente planejado, como no seriado House of Cards.  Caso contrário o Don Juan vai precisar de uma conta bancária bem recheada para enfrentar a tempestade de uma mulher rejeitada.  François Hollande, presidente da França passou maus bocados para explicar suas escapadas na garupa de uma moto para se encontrar com a amante. Descobriram e ficou mal. A esposa que deu duro na campanha para sua eleição foi trocada por outra sem muita cerimonia. Mas os franceses são mais liberais e ele não precisou de um empresário para bancar a alcova. Assumiu o adultério, separou-se e a França e ele sobreviveram. Mas todos os canais de TV da França colocaram o assunto no ar 24 horas por dia. Só se falava nisso.  Eles também adoram uma fofoca.