RESUMO

O presente artigo tem como objetivos, reconhecer o planejamento como ferramenta de organização do ambiente escolar, conhecer a elaboração e execução da proposta pedagógica conforme o planejamento realizado na escola e por fim, mas não menos importante, destacar a importância de uma Gestão Escolar em diferentes aspectos mediante um bom planejamento, para que haja uma educação de qualidade para todos. Nesse artigo cujo tema é “O Planejamento como Ferramenta de Organização do Ambiente Escolar”, vem nos mostrar como é relevante a participação e a cooperação de toda corpo docente  para que se tenha uma boa organização em todos os segmentos de uma Gestão Escolar, pois o gestor sozinho não consegue fazer um plano que possa alcançar os objetivos propostos pela escola. Portanto a organização coletiva é uma forma de unir os profissionais envolvidos na educação, superando dessa forma o autoritarismo e as práticas individualizadas fomentando dessa forma a autonomia da escola.

 Palavras-chave: Planejamento; Organização; Ambiente Escolar.

 1 INTRODUÇÃO  

Os estágios realizados durante minha trajetória acadêmica foram feitos com muita dedicação e empenho, pois me proporcionou a oportunidade de colocar em prática as teorias e conhecimentos adquiridos e construídos durante o decorrer do curso de pedagogia, pois é necessário termos uma experiência na escola tanto em sala de aula  quanto na direção para que possamos sentir a importância e a necessidade do conhecimento e planejamento em todas as áreas da educação como futuras professoras e/ou gestoras.

Meu estágio foi realizado no CEIM Olírio Cesa, essa instituição possui cerca de 170 crianças nos períodos matutino e vespertino, foi a partir das vivências dos dias observados na direção e das entrevistas realizadas com os profissionais do CEIM que senti a relevância de muitos conhecimentos financeiros, administrativos, sociais e principalmente pedagógicos, sendo eles o suporte para um bom andamento da escola e sua organização para que de forma democrática seja alcançados os objetivos propostos a cada início de ano letivo.

Percebi também que o Gestor deve sempre buscar suporte em suas ações em todas as áreas da educação para que dessa forma possa fomentar a dimensão pedagógica, cuidando, gerindo e preocupando-se com a educação como um todo, buscando o aprimoramento e melhorias na qualidade de ensino da escola.

 Sendo que o gestor escolar é fundamental em todo o processo educacional de um estabelecimento de ensino, dele depende decisões e ações a serem desenvolvidas em prol dos alunos, da organização escolar, do currículo, da formação continuada dos profissionais, dos recursos didáticos, do desenvolvimento de projetos educativos, culturais e sociais.

Seguindo nessa perspectiva, é relevante que a escola tenha um Projeto Político Pedagógico que sirva como base para a prática pedagógica, e que este seja elaborado com a participação de toda comunidade escolar, informando assim de que modo ela quer construir cidadãos conscientes, capazes de analisar as várias situações de convivência social.

Por este motivo meu projeto teve como área de concentração a Metodologia de Ensino e o tema norteador é o Planejamento, visto como uma ferramenta de organização do ambiente escolar, sendo neste expressado os objetivos a serem alcançados e as ações administrativas e pedagógicas a serem realizadas pela equipe escolar.

No presente trabalho iremos abordar no primeiro tópico a fundamentação teórica do meu projeto e o que me motivou a realizá-lo direcionando minha pesquisa à área do planejamento e sua importância para uma educação de qualidade. Em seguida será descrito as vivências que foram realizadas no estágio, bem como as observações e a entrevista realizada com a Gestora e a Supervisora do CEIM, assim como as dificuldades encontradas e os objetivos alcançados.

No entanto, esse artigo vem apresentar a relevância e a necessidade de uma Gestão Escolar que valoriza e avalia o planejamento como uma ferramenta que aponta os caminhos administrativos, políticos e pedagógicos à serem seguidos por toda comunidade escolar. [...]